Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação sexual e reprodutiva: entendendo o conhecimento de pais e alunos adolescentes
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
05/02/2020
Previsão de Fim:
09/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Sharlene Pereira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Petronilio Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/02/2020 09/12/2020
Elpida Andreia de Queiroz Niko Kavouras IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/02/2020 09/12/2020
Ester de Melo Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/02/2020 09/12/2020
Livia de Oliveira Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/02/2020 09/12/2020
Sharlene Pereira Alves IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 10 05/02/2020 09/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Médio Maria das Dores Cidrão Alexandrino Sim Convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Material de Consumo 500,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A adolescência trata-se de um período complexo, com transformações físicas, cognitivas, sociais e psicológicas resultantes de ajustamentos às construções históricas e sociais. Dentre as transformações físicas, a puberdade mostra-se como um importante fenômeno biológico, que se inicia por mudanças hormonais, introduzindo um novo ciclo de vida e experiências, traduzidas na afetividade e nos comportamentos sexuais. Mediante as mudanças no qual adolescentes vivenciam como a menarca, espermarca, sexarca, alterações físicas, desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, alterações psicológicas, muitos não se encontram preparados para lidar com as transformações, sujeitando-os ao risco de problemas psicológicos e estresse. De acordo com estudos, a família, a sociedade e a cultura desempenham funções preditoras no comportamento sexual na adolescência. Neste contexto, práticas sexuais tornam-se objeto de preocupação, uma vez que adolescentes assumem o risco de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), e gestação precoce. Essa pesquisa vem com o objetivo de aprimorar o conhecimento em saúde sexual e reprodutiva de alunos adolescentes e seus pais, no sentido de fortalecer as práticas preventivas diante da gravidez precoce e das IST.
Justificativa
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (2016), a iniciação sexual de adolescentes ocorre na faixa etária de 13 a 15 anos, especialmente no sexo masculino. Destes, aproximadamente 60% fizeram uso de preservativo na sexarca e esse percentual se mantém para o uso do preservativo na última relação sexual. Em relação ao uso de métodos contraceptivos, este mesmo estudo aponta que 70% dos adolescentes entre 16 e 17 anos já utilizaram algum método contraceptivo. Assim, conhecimentos e comportamentos sexuais inseguros de adolescentes, impulsionados por conjunturas sociais têm contribuído para a fragilização de toda uma geração de adolescentes e jovens. Portanto, a abordagem do conhecimento em saúde sexual e reprodutiva tornou-se importante tema de saúde pública e tema de debates com necessidades de estratégias intersetoriais para o enfrentamento desta problemática. Ainda, tendo em vista a relevância a despeito da temática, ainda há poucos estudos de base populacional que avaliam a relação do conhecimento em saúde sexual e reprodutiva, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e os fatores relacionados ao comportamento sexual por sexo no grupo de adolescentes.
Público Alvo
Pais e estudantes do ensino médio da Escola de Ensino Médio Maria das Dores Cidrão Alexandrino.
Objetivo Geral
Aprimorar o conhecimento público em educação sexual e reprodutiva por meio de dados oriundos de pesquisas científicas.
Objetivo Específico
Avaliar o conhecimento de alunos do ensino médio sobre o tema estudado; Avaliar o conhecimento dos pais dos alunos sobre educação sexual e reprodutiva; Apresentar os resultados para o público submetido ao estudo; Ministrar palestras educativas sobre o tema para os estudantes; Distribuir folders explicativos para o público externo sobre o tema pesquisado; Distribuir preservativos ao público.
Metodologia
Primeiramente, serão realizadas reuniões com os colaboradores, nas quais serão discutidas questões pertinentes à execução do projeto, com apresentação da proposta pela responsável e discussão do tema. Em seguida, serão confeccionados os questionários, por meio de formulário pré-estabelecido, para os alunos e para os pais, para posterior aplicação. Neste momento, será firmada parceria com a Escola de Ensino Médio Maria das Dores Alexandrino Cidrão em benefício da pesquisa. Concluída esta etapa, os participantes dirigir-se-ão à escola e farão a aplicação do questionário destinado aos estudantes, e, em seguida, fazem a distribuição do formulário destinado para os pais. Em momento posterior, as integrantes da pesquisa, farão o recolhimento dos questionários dos pais junto à escola. De posse dos questionários, será realizada a avaliação dos dados obtidos, subsidiando o planejamento de intervenções junto à escola e ao IFCE, como palestras, distribuição de panfletos educativos, publicações acerca do assunto.