Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LUTAS NO IFCE
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
04/02/2020
Previsão de Fim:
04/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rubens Cesar Lucena da Cunha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Diego Ramires Coêlho Matias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/02/2020 04/02/2021
DOMINGOS SAVIO MONTENEGRO DE MIRANDA FILHO SAVIO MONTENEGRO Integrante Sem vínculo Não 4 04/02/2020 04/02/2021
Rubens Cesar Lucena da Cunha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/02/2020 04/02/2021
VALDELÂNIO DA SILVA MENDES ASGAKA-ASSOCIAÇÃO GAVIÃO DE KARATE-DO Integrante Sem vínculo Não 4 04/02/2020 04/02/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ASGAKA - ASSOCIAÇÃO GAVIÃO DE KARATÊ - DO Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Lutas no IFCE tem por finalidade ofertar a prática de lutas à comunidade. Teve seu início em 2013 apenas com a modalidade de Karatê e, desde então, atende tanto a comunidade externa de baixa renda das cidades de Juazeiro do Norte e seu entorno, como Jovens em situação de vulnerabilidade social, como pessoas de classes sociais diversas, sendo um projeto de inclusão independente de cor, raça, religião ou nível social. O projeto está em consonância com a grade curricular do curso superior em licenciatura em Educação Física proporcionando aos discentes do curso que cursam o Componente Curricular de "Metodologia do ensino das Lutas" uma experiência de prática com maior intensidade e motivação na parte técnica das lutas das diferentes modalidades ofertadas. O projeto não forma atletas, porém as oportunidades desses alunos participarem de eventos competitivos vai surgindo de acordo com seus rendimentos e avaliações dos professores de cada modalidade. A proposta é que no ano de 2020 sejam ofertadas as modalidades de Judô, Karatê e Jiu-Jitsu distribuído em dias e horários alternados para atender tanto a comunidade externa como a interna.
Justificativa
Permitir aos estudantes do Curso de Educação física a prática profissional associada com componentes curriculares específicos. Além de levar, para comunidade de baixa renda a oportunidade de prática através de atividades esportivas de lutas no IFCE.
Público Alvo
jovens e adultos de classe baixa em risco de vulnerabilidade social no entorno de Juazeiro do Norte assim como de outras classes sociais residentes na região do Cariri, principalmente na adjacência do campus do IFCE como os bairros do João Cabral, Tiradentes, Campo Alegre.
Objetivo Geral
Ofertar a arte das lutas e os valores apresentados no esporte como respeito, ética, Moral, disciplina e responsabilidade social, solidariedade e espírito de equipe para a formação de cidadãos íntegros e críticos na sociedade.
Objetivo Específico
Proporcionar aos alunos uma prática esportiva de qualidade e segurança através de aulas práticas, teóricas e eventos desportivos; Contribuir na melhoria do estilo de vida e qualidade de vida dos jovens e adultos participantes do projeto; Contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais(drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, assegurar o exercício da cidadania). Democratizar o acesso ao esporte, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não.
Metodologia
O projeto vem se desenvolvendo desde 2013, através de aulas teóricas, práticas e seminários de formação nas diversas modalidades feitos pelos estudantes para a comunidade externa. As atividades funcionam de segunda à sexta feira de 12h às 13h30 e aos sábados de 13h às 18h utilizando o Laboratório de Dança do IFCE campus Juazeiro do Norte. Os participantes do Projeto poderão participar de eventos relacionados a modalidade e participarão em competições regionais e estaduais com acompanhamento e autorização dos devidos professores caso tenham competência técnica para tal. A avaliação se dará por forma de observação onde será levada em consideração as avaliações formativas ( regular a aprendizagem para que o participante tenha significado de sua prática), somativa ( servir de parâmetro ao final do ciclo classificando por ordem de melhor resultado) e diagnóstica ( Recolher informações para elaboração dos Planejamentos das atividades). Além desses instrumentos de controle e acompanhamento, são realizadas certificações nos eventos competitivos dados pelos parceiros do Projeto.