Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tatame Educador
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
30/01/2020
Previsão de Fim:
09/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
John Mateus Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Ioneide de Souza Bandeira Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 30/01/2020 09/03/2021
Erisson Henrique de Oliveira ARTEAM - André Ribeiro Integrante Sem vínculo Não 4 30/01/2020 09/03/2021
Gilberto Gomes de Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/01/2020 09/03/2021
John Mateus Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/01/2020 09/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ARTEAM - André Ribeiro Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Material de Consumo 3.000,00
Passagens e Despesas com Locomoção 50,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Tatame educador é uma inciativa interdisciplinar do IFCE, campus Iguatu, que articula a Pedagogia, Educação Física e a Assistência Estudantil. Trata-se da oferta de aulas de Jiu-Jitsu para jovens (discentes do IFCE e público externo) como forma de difusão das referências educativas desta arte marcial, tais como: disciplina, respeito, concentração, memorização, movimentação, saúde corporal e mental, foco, inclusão, dentre outras, que possam contribuir tanto para o desenvolvimento pessoal e social, como também repercutir positivamente no desempenho escolar.
Justificativa
Já é consenso pedagógico a importância de prática desportivas na juventude, principalmente, visando melhorias no desempenho escolar. Há vantagens que vão desde o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e no cuidado com a saúde mental e corporal. Enfim, promovem melhorias na qualidade de vida. Tanto é que já tramita em âmbito Federal o Projeto de Lei 4478/2019 que propõe alterar a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a prática do Jiu-Jitsu nos currículos do ensino fundamental. Segundo a PL: "No plano físico, o jiu-jitsu aumenta a coordenação motora e o controle muscular, bem como aperfeiçoa os reflexos e melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, entre outros benefícios. No que toca aos aspectos mentais e sociais, o jiu-jitsu aumenta a capacidade de concentração e a autoconfiança, bem como estimula a disciplina e o respeito, além de desenvolver a habilidade para tomar decisões e superar desafios. A todos esses benefícios, associa-se o fortalecimento dos vínculos de amizade e do espírito de equipe. Diante de tantos indicadores que revelam as deficiências de rendimento de parte substancial das crianças e adolescentes brasileiros, bem como seu desinteresse pelos estudos, é preciso promover inovações curriculares que tragam novos estímulos para fazer da escola um ambiente de acolhimento, de prazer e de aprendizagem". (BRASIL, 2019, p. 3-4). É com base nestes aspectos que julgamos relevante a iniciativa proposta nesse projeto de extensão
Público Alvo
Jovens que estejam matriculados no ensino público
Objetivo Geral
Promover melhorias na qualidade de vida da juventude através da prática de Jiu-Jitsu que contribuam para o desempenho escolar e possam conduzi-los à uma vida mais saudável e, quicá, incluí-los na prática desportiva como atleta de alto rendimento.
Objetivo Específico
Aumentar a coordenação motora e o controle muscular, bem como aperfeiçoar os reflexos e melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória; Ampliar a capacidade de concentração e a autoconfiança; Estimular a disciplina e o respeito; Desenvolver a habilidade para tomar decisões e superar desafios; Fortalecer os vínculos de amizade e do espírito de equipe; Contornar deficiências no rendimento de parte substancial das crianças e adolescentes que estudam; Trazer novos estímulos para fazer da escola um ambiente de acolhimento, de prazer e de aprendizagem;
Metodologia
Aulas práticas com duração de 1h30min, duas vezes por semana, sobre os fundamentos, posições e técnicas do Jiu-Jitsu. Exposição e Recomendações de vídeos e material complementar para estudo.