Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/01/2020
Previsão de Fim:
31/01/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
39
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Catunda
Crateús
Crateús
Independência
Independência
Nova Russas
Nova Russas
Novo Oriente
Novo Oriente
Tamboril
Tamboril
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Prova
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Encontro
Minicurso
Semana
Exposição
Apresentação
Nome do Responsável:
Ramom Santana Reboucas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ramom Santana Reboucas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/01/2020 31/01/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país.
Justificativa
O professor de Matemática atuante na educação básica precisa estar em constante capacitação, refletindo sua prática pedagógica, revisitando à academia e dialogando com os pares. O PAPMEM trás essa concepção propiciando maior engajamento dos professores das redes estadual e Municipa
Público Alvo
Professores da rede estadual (CREDE 13), das redes municipais, rede privada, alunos dos cursos de licenciatura, interessados em matemática e educação.
Objetivo Geral
Propiciar uma formação continuada para professores de matemática do ensino médio, a Luz de metodologias ativas mediadas por tecnologia bem como o estudo com seus pares. Em especial a parceria com o IMPA, um dos maiores centros de excelência acadêmica para MATEMÁTICA.
Objetivo Específico
- Trabalhar tópicos de Matemática do ensino médio - Desenvolver aprendizagem colaborativa entre professores de diversas redes - Reaproximar os professores da educação básica da Universidade.
Metodologia
O curso se dá ao longo de uma semana, totalizando 40h, sendo 50% de aulas teorias ministradas no IMPA e transmitidas ao vivo, 25% de discussão de exercícios em grupos focais e 25% de resoluções e trocas de experiências entre os docentes das IEs e os professores da educação Básica