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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Práticas Corporais Inclusivas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
05/02/2020
Previsão de Fim:
16/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thaidys da Conceicao Lima do Monte
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Nimara Inacio da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/02/2020 16/12/2020
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/02/2020 16/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
APLID - Associação das Pessoas que lutam pela inclusão do deficiente Não
APAE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Judô - O Caminho da Vida Programa
Apresentação
O projeto de extensão intitulado Práticas Corporais Inclusivas existe desde setembro de 2013, sendo fomentado a partir do cotidiano formativo e de atuação profissional docente em torno da política educacional do IFCE campus Canindé, que preceitua e traz como valoração a perspectiva da Educação Inclusiva como princípio educativo, situada no estreitamento da relação ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, o projeto se dimensiona como atividade do NAPNE do IFCE campus Canindé, na perspectiva de atenção à educação e à saúde das pessoas com deficiência da comunidade local, a partir da promoção de práticas corporais. O público-alvo que compõe o projeto é formado por pessoas com deficiência comunidade municipal, vinculadas institucionalmente a alguma política pública e/ou entidade social que atue no âmbito da Educação Inclusiva no município de Canindé. O projeto, portanto, fomenta a cultura corporal do movimento constituindo uma importante ferramenta de socialização, enfrentamento e/ou superação de limites e convívio com as diferenças, além de reverberar sobre a promoção da saúde das populações, em especial das pessoas com deficiência, uma vez que se torna necessária e emergencial o processo de universalização e democratização da educação e saúde na perspectiva de uma sociedade inclusiva, ainda apreendida como um desafio paradigmático.
Justificativa
Evidenciamos a necessária e emergencial busca pela promoção a saúde das pessoas com deficiência, como processo de universalização e democratização na perspectiva de uma sociedade inclusiva, ainda apreendida como um desafio paradigmático uma vez que ainda assistimos como evidência da historicidade humana, a exclusão dos direitos sociais básicos de uma sociedade para as pessoas com deficiência, como afirma Carmo: “Os excluídos o são na saúde, na educação, na habitação, na alimentação, no lazer, no esporte, enfim, são excluídos das riquezas geradas pelos homens ao longo do tempo”. (CARMO, 2011, p. 36). Desse modo, significamos que a promoção de práticas corporais inclusivas no âmbito da Educação Física entoa uma representação de educação, humanização e integralidade a saúde, uma vez que essa “possibilita o processo educativo como um todo, sem dissociar corpo e mente. Ela desenvolve, aprimora as habilidades físicas, morais e sociais. Se bem aplicada é uma excelente ferramenta de inclusão” (FERREIRA, 2010. p. 17) e, portanto, materializa-se sobre o compromisso e responsabilidade social. O projeto de extensão intitulado Práticas Corporais Inclusivas existe desde setembro de 2013 cujo interesse foi fomentado a partir da demanda de participação social trazida pela Associação de Pessoas que Lutam pela Inclusão de Deficientes (APLID) em Canindé, indo de encontro aos fundamentos da formação e atuação profissional docente em torno da política educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no lócus do campus Canindé, que preceitua e traz como valoração a perspectiva da Educação Inclusiva como princípio educativo, situada no estreitamento da relação ensino, pesquisa e extensão. Reafirmando, portanto, o direito social previsto na Lei 13.146 conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência ou Lei Brasileira de Inclusão (LBI, 2015) que subscreve enfaticamente a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo” (BRASIL, 2015). No âmbito de sua historicidade, vem sendo considerado pela comunidade externa como experiência exitosa de Educação Inclusiva neste município, cuja representação foi situada por meio de uma comenda da Câmara de Vereadores de Canindé, assim como pela comunidade institucional, sendo apresentado em fóruns, eventos e dispositivos midiáticos de grande repercussão( matérias jornalísticas mídia digital, impressa e TV) como expressão dessa experiência. Dessa forma, o presente projeto se dimensiona como atividade do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)1 do IFCE campus Canindé na perspectiva da atenção à educação e saúde das pessoas com deficiência da cidade de Canindé, a partir da promoção de práticas corporais dentro do campus. Além disso, emerge também como ensejo de fortalecer o campo de estudo da práxis pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Física cujo interesse enseja a construção de conhecimentos e experiências que contribuam para formação do professor de Educação Física no âmbito da cultura corporal do movimento, entre elas, a experiência formadora pelas práticas corporais inclusivas. Utilizamos o termo práticas corporais sobre a dimensão conceitual proposta por alguns autores que tem por finalidade uma educação para sensibilidade, para promoção da saúde, para o desenvolvimento do lazer, para a sociabilidade e para o cuidado com o corpo (FALCÃO; SARAIVA, 2009). Além disso, incorpora elementos das ciências humanas e sociais cuja preocupação está com os significados e sentidos atribuídos às práticas corporais por parte dos sujeitos que as praticam, para além de sua utilidade mais pragmática (FALCÃO; SARAIVA, 2009). Neste sentido, há uma ressignificação na natureza das atividades corporais. Incluímos neste âmbito, os esportes, ginásticas, danças, lutas, jogos, entre outras. Nessa perspectiva, o projeto de extensão, ora descrito, continuará contribuindo com a democratização do acesso a práticas corporais inclusivas, promovendo a saúde, fortalecendo e consolidando a inclusão social, por intermédio do empoderamento corporal (designa poder através da aquisição do conhecimento e autonomia na busca de direitos efetivos de cidadania para promoção social, ou seja, transformação social) das pessoas com deficiência. O mote será a promoção de práticas corporais para pessoas com deficiência do município de Canindé, em pertencimento social.
Público Alvo
Compõe o público alvo do projeto pessoas com deficiência residentes no município de Canindé vinculadas institucionalmente em alguma Política Pública e/ou Entidade Social que atue no âmbito da Educação Inclusiva no munícipio de Canindé. Será dada prioridade as entidades sociais que ao longo da historicidade estão em parceria junto a este projeto: 1- Associação de Pessoas que Lutam pela Inclusão de Deficientes (APLID) - Canindé; 2- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE(Canindé) Tomando a dimensão do atendimento qualitativo, evidencia-se que o público alvo será composto por 30 pessoas com deficiência – 15 discentes da APLID e 15 discentes da APAE.
Objetivo Geral
Desenvolver práticas corporais na perspectiva do esporte e lazer inclusivo para pessoas com deficiência dos Sertões de Canindé- CE, com vistas à educação e promoção à saúde como direito social.
Objetivo Específico
Contribuir para a melhoria das capacidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas da população inserida no projeto por meio de práticas corporais orientadas, utilizando a cultura esportiva como meio para aquisição de novas habilidades;  Desenvolver o senso de cooperação e de participação, através da prática esportiva e solidária, identificando a importância das práticas corporais como fonte de conhecimento cultural, utilizando este conhecimento para transformar sua realidade social;  Oportunizar a melhoria da autoestima do participante através da valorização de suas habilidades motoras e da capacidade de integração social;  Integrar na formação de professores do curso de Licenciatura em Educação Física a perspectiva da educação inclusiva, no âmbito do tripé: ensino, pesquisa e extensão, sobre os princípios de uma prática reflexiva: reflexão-ação-reflexão;  Fomentar ações integradas com as demais políticas públicas com vistas à promoção da saúde, da inclusão social e do desenvolvimento humano como fortalecimento da corresponsabilidade e gestão participativa.
Metodologia
O território de atuação do projeto abrange o lócus do IFCE campus Canindé como cenário de realização das práticas corporais assim como desenvolvimento de encontros formativos (estudos, pesquisas, e diálogos) com sujeitos envolvidos no projeto. Evidencia-se a utilização dos seguintes: aspectos físicos do campus: Quadra Poliesportiva, Auditório, Brinquedoteca, Piscina, Sala do NAPNE. Este projeto atuará em quatro linhas de ação, que ocorrerão na seguinte sequência: 1. Reafirmação da parceria com as políticas públicas e/ou Entidades Sociais que atuam no âmbito da Educação Inclusiva no munícipio de Canindé para recadastramento do público alvo participante do projeto, observando o número de vagas e tipo de deficiência prevista 2. Substituição do público alvo no projeto, caso necessário. 3. Seleção dos alunos bolsistas do projeto, por meio de edital elaborado junto a Assistência Social do campus. 4. Início das práticas corporais previstas. Esse projeto se propõe realizar: 1. Formação dos alunos-bolsistas do Curso de Educação Física do IFCE de Canindé; 2. Participação em eventos institucionais ou externos acerca da temática inserida, a exemplo do Encontro dos Napnes, Fórum de Extensão IFCE, III Semana de Educação Física, Universo IFCE e Semic, entre outros. 3. Produção científica e/ou artefatos midiáticos acerca dos dados obtidos com o projeto em eventos institucionais e periódicos no âmbito da institucionalidade, assim como de grande representação na área temática de estudo, podendo ser no escopo nacional ou internacional. 4. Acompanhamento e Avaliação do Projeto, a partir de dispositivos pedagógicos que alicerçam a reflexão na ação e sobre ação em substancialidade ao acompanhamento e planejamento pedagógico longitudinal, por meio de avaliações sistemáticas. Sobre a dimensão das práticas corporais oferecidas as pessoas com deficiência, envolvemos nesse projeto atividades de esporte e lazer de caráter físico, terapêutico e social cujo desenvolvimento focaliza a melhoria da saúde da qualidade de vida das pessoas com deficiência envolvida no projeto. As práticas enfatizam a corporeidade numa dimensão esportiva (natação, voleibol, futsal, entre outras) recreativa (jogos e brincadeiras recreativas) e terapêutica (consciência e cuidado corporal, alongamentos, escutas, educação em saúde) em um espaço lúdico, de participação e integração. 4.9 Do desenvolvimento do projeto As atividades desenvolvidas no projeto têm a duração de seis (06) meses, ocorrendo semanalmente, com carga horária semanal de 12 horas, a saber: 4 horas de práticas corporais inclusivas, 4 horas de planejamento individual, 4 horas de atividades e reuniões formativas.