Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Introdução ao Desenvolvimento de Sites com Bootstrap
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
13/01/2020
Previsão de Fim:
17/01/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aiuaba
Arneiroz
Parambu
Quiterianópolis
Tauá
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Minicurso
Apresentação
Nome do Responsável:
Saulo Anderson Freitas de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Saulo Anderson Freitas de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/01/2020 17/01/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A programação de computadores é uma atividade que leva à representação dos passos necessários à resolução de um problema em linguagem de programação. Para dar início ao aprendizado desta atividade, é importante compreender seu contexto, seu propósito, os conceitos básicos subjacentes, bem como tomar contato com o ferramental necessário a sua realização. A programação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. As redes sociais, os jogos para videogames, robôs e diversas outras máquinas são controlados por códigos. Neste curso, o aluno compreenderá à lógica de programação e noções básicas de algoritmos. Além disso, serão apresentadas linguagens de programação a fim de que o aluno construa seus próprios algoritmos.
Justificativa
Ações de modernização administrativa, desburocratização e simplificação de pro- cessos estão sendo estudadas e implementadas em diversas esferas dos setores públicos e privados. Neste contexto, as organizações terão condições de expandir suas atividades e, assim, novas oportunidades de emprego surgirão, com boas promessas para cargos ligados à área de programação de computadores. Profissionais com este perfil poderão trabalhar como consultores e autônomos para pequenas e médias empresas e em diversos outros segmentos, como departamentos de tecnologia da informação e empresas de software. Com este movimento, projeta-se uma necessidade cada vez maior na qualificação de pessoas para esta essa área. Com isso, a oferta deste curso justifica-se pela necessidade de qualificar pessoas na área de programação de computadores, fornecendo-lhes uma base para curso de programação mais avançados bem como fornecer qualificação profissional a jovens e adultos para se colocarem no mercado de trabalho e, assim, impulsionar ainda mais o desenvolvimento da economia da região e do País.
Público Alvo
O curso é destinado ao público de forma geral que tenham no mínimo Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste curso é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e resolver problemas através de algoritmos em linguagem de programação Python.
Objetivo Específico
-- Introduzir à lógica de programação e noções básicas de algoritmos; -- Despertar nos alunos o interesse de solucionar problemas por meio de algoritmos; -- Apresentar conceitos fundamentais em relação à programação de computadores; -- Capacitar os alunos para usarem linguagens de programação, neste caso, Python, como ferramentas para solucionar problemas por meio de sistemas computacionais.
Metodologia
A fim de atender os objetivos deste curso, serão ministradas aulas expositivas e práticas em laboratórios para um melhor entendimento do assunto. As etapas do curso (com duração de 20h) serão apresentadas com base no programa de unidade didática (PUD), em que, sempre que possível, serão apresentados exercícios a serem resolvidas parcialmente ou totalmente em sala de aula. No decorrer do curso, modelos simples de site do nosso dia a dia serão expostos aos alunos e atividades de replicação. Além disso, diversos casos serão apresentados aos alunos para motivá-los a construírem sites institucionais com o Bootstrap como ferramentas para solucionar problemas utilizando.