Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Canto Coral IFCE Itapipoca
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
29/01/2020
Previsão de Fim:
16/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapagé
Itapipoca
Miraíma
Paracuru
Tururu
Umirim
Uruburetama
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lia Raquel Monteiro Santos Venturieri
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Lia Raquel Monteiro Santos Venturieri IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/01/2020 16/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto coral vem com o intuito de demonstrar o fazer musical através do canto coral no campus de Itapipoca. O cantar em grupo é uma das atividades que proporciona ao individuo, um aprendizado que favorece o desenvolvimento, não somente musical, mas de várias formas de fazer arte e a própria música através da voz. O PROJETO CORAL DE ITAPIPOCA, teve seu inicio com professor DAVI SILVINO no ano de 2016. Desde então o Coral tem crescido e se mantido no campus, sempre renovando o projeto, para assim poder atender às demandas da região no que concerne ao canto coral.
Justificativa
O crescente numero de pessoas que procuram a música como um veículo socializador, demonstra a necessidade de o campus de Itapipoca, aproximar-se da comunidade da região através da cultura, proporcionando assim, um projeto socializador e de integração IFCE/ comunidade, através do Canto coral. Sendo o coral não somente, uma ferramenta de integralização e socialização, mas também uma ferramenta de formação musical, proporcionando aos seus participantes o conhecimento musical, através das aulas de canto coletivo, onde desenvolve-se um repertório e um toda uma estrutura de conhecimento de si e do próximo, através da interpretação coletiva. Neste processo faz-se necessário o conhecimento do que se trabalha, a música, proporcionando assim, aos alunos e regentes um objeto de pesquisa a cada formação de repertório. Tal pesquisa tem por objetivo o conhecimento da música e os elementos por ela apresentados no arranjo, bem como a interpretação necessária a performance, não apenas corporal, mas também, vocal. Torna-se o Coral uma fonte rica em material humano que produz constantemente pesquisa e ensino, aos que dele participam, bem como aos que os apreciam durante uma apresentação. Ressalto, que o Canto Coral, torna-se importante, não somente como objeto socializador e de visibilidade para o campus na região Central- Norte que está inserido, mas um objeto de pesquisa e ensino em música, que pode contribuir, como tem contribuído durante esses 5 anos, com o desenvolvimento do CAmpus de Itapipoca e da região.
Público Alvo
- Jovens e adultos a partir de 16 anos, que moram nos municipios circunvizinhos ( Uruburetama, Umirin, Trairi, Amontada, Tururu, entre outros) que procuram aprender mais sobre canto; - Pessoas da comunidade que já trabalham com música e procuram aprender um pouco mais sobre canto coral;
Objetivo Geral
Proporcionar a comunidade formação musical e integralização com o campus, através da pesquisa e ensino da música por meio do canto coral.
Objetivo Específico
- Desenvolver habilidades vocais em grupo. - Integralizar através da música vocal; - Disseminar a música vocal na região; - Pesquisar repertório e compositores com o intuito de formação de repertório para atuação cênico-vocal; - Pesquisar e experimentar no laboratório de canto, diversas formas interpretativas, vocais e corporais para atuação em grupo.
Metodologia
Aulas semanais de técnica vocal, formação de repertório e performance, em grupo, com apresentações a comunidade externa e interna.