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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Anime Geek: diversidade e resistência na cultura nerd/geek
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
31/10/2022
Previsão de Fim:
03/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Concerto
Apresentação
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Ailton Pinheiro Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adalmária Diniz Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Ailton Pinheiro Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Bruno da Silva Gois IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Diego de Matos Machado IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Evellyn Reis Bezerra de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Francisca Thainá Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Francisco Erick Carvalho Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Gustavo Henrique Lopes Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Heitor Bonfim Barbosa Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
João Victor Reis Angelim IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Jonatas Silva da Mata IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Jose Elyabe Sales de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
José Ilton da Silva Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
José Ivanilson Bezerra da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
José Nilton Candido Lima Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Juan Miguel Oliveira Roque Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Kaio Vinicius Bonfim da Hora IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Leidiane Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Leonardo Jácio de Mendonça Tomé IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Manuel João Duarte Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Marcelo da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Marcos Vinicius Amâncio da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Maria Ayanne Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Maria Kayllany da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Mariana Duarte Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Matheus de Souza Nunes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Philippe Cardoso Diniz IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Rubens Lima Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Sângela Samara Olinda Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Talis Vinícius da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Ulysses Freire da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Vitoria Iani Macedo Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Wesley Kelvison Rolim Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 31/10/2022 03/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O termo geek tem sua origem na língua inglesa, na segunda metade do século XIX, e era comumente relacionado a artistas de rua. De início, seu significado era de cunho bastante pejorativo, sendo associado a adjetivos como “bobo”, “idiota”. Com o passar do tempo, houve um processo de relexicalização (transformação semântica, aquisição de novos sentidos e significados em um contexto sociocultural específico) (OLIVEIRA, 2017) do termo, que passou a referir-se a pessoas de comportamento peculiar, especialmente no tocante a seu interesse pelas tecnologias digitais e pela cultura pop em seus diversos gêneros como quadrinhos, mangás, séries, filmes, livros de ficção etc. (BICCA et al, 2013). Assim, os termos geek e nerd estão intimamente associados, chegando a ser usados como sinônimos, sobretudo nos EUA. De modo mais específico, o termo geek é empregado para referir-se a pessoas com especial interesse em inovações tecnológicas no meio digital, computadores e dispositivos eletrônicos de modo geral (YOKOTE, 2014). Em nosso contexto de atuação específico, IFCE campus Cedro, contamos com uma considerável população nerd/geek. Com isso em mente, o Anime Geek 2022 é uma ação conjunta que engloba discentes e membros do corpo de servidoras/es do IFCE, discentes de outras instituições e artistas locais, ou seja, é uma oportunidade de unir toda a comunidade cedrense e região. O evento traz as/os tradicionais fãs caracterizadas/os de personagens de animes e histórias em quadrinhos, conhecidas/os como cosplayers, espaços temáticos, apresentações e performances de música ao vivo. Para quem curte cosplay, o Anime Geek traz consigo o desfile de personagens que chamam a atenção das/os presentes, tamanha a semelhança entre ficção e realidade, isso acaba por atrair pessoas de todas as partes, tendo um público bastante variado. Além disso, o evento proporciona a todas/os os envolvidas/os atrações como palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentação de filmes e animações, exposições de artistas locais, pista de dança com Just Dance, sessões de karaokê, jogos etc.
Justificativa
Visando ao fomento da cultura nerd/geek na região centro-sul, tivemos a ideia de construir um evento que buscasse atender a uma demanda na região de Cedro, tendo em vista que eventos de tal gênero geralmente ocorrem em capitais ou regiões metropolitanas. Sendo assim, foi oferecido ao público-alvo um evento que não precisassem se deslocar por longas distâncias, assim como dar visibilidade ao IFCE campus Cedro, estabelecendo parcerias entre discentes e membros do corpo de servidoras/es do campus, reforçando laços e realçando a importância do trabalho em equipe. Além da divulgação da cultura nerd/geek, que abrange o uso de tecnologias, jogos, filmes, livros, seriados, cartuns, música etc., pretendemos promover o diálogo intercultural a partir das diversas manifestações artísticas com foco nas relações assimétricas de poder inerentes aos gêneros textuais/discursivos da cultura em foco. Na multifacetada cultura geek/nerd, muitas são as temáticas sociais que perpassam os enredos, as personagens em seus contextos socioculturais específicos, seus conflitos, seus dilemas e suas resistências. Destarte, o lúdico como linguagem ganha projeção e relevância ainda maiores na sociedade atual (SANTOS, 2019). Na era das tecnologias digitais, é imprescindível que estejamos abertas/os à pluralidade cultural que tem influenciado jovens de todo o mundo, estimulando a leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do senso crítico e empatia com membros de comunidades culturais diversas, em especial, dos grupos minorizados, que há tempos lutam por direitos e reconhecimento. Portanto, consideramos essa ação de extrema relevância diante das violências, injustiças, silenciamentos e ataques que têm custado até mesmo as vidas de membros de grupos minorizados há séculos. Não obstante a força dos discursos de ódio, os movimentos de resistência têm conquistado direItos essenciais e considerável visibilidade e protagonismo em gêneros textuais/discursivos diversos no multifacetado universo nerd/geek, resultando em um acentuado senso de pertencimento. Assim, percebemos seus possíveis e positivos impactos na educação, uma vez que as ações no evento ora proposto visam à reflexão, ao desenvolvimento de pensamento crítico e emancipatório, sempre embasado na inclusão e no respeito.
Público Alvo
Serão convidadas a comunidade cedrense assim como também as localidades circunvizinhas para que se possa atingir o maior número possível de espectadoras/es.
Objetivo Geral
O propósito desta ação de extensão é refletir sobre temáticas de cunho social atinentes às reivindicações de grupos minorizados como as mulheres, as populações LGBTQIAP+, indígenas, populações negras, estrangeiras/os etc. a partir de sua representatividade na Cultura Geek/Nerd e seus diversos gêneros textuais/discursivos como animes, mangás, tokusatsu, jogos eletrônicos entre outros.
Objetivo Específico
Instigar as/os discentes a explorar suas potencialidades, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento pessoal. Aprimorar a participação das/os jovens na sociedade e promover um contato com culturas diversas, por meio de apresentações artísticas, tendo como escopo principal o desfile de cosplays. Oportunizar o contato com produções artísticas diversas como a música, dança e jogos. Desenvolver momentos lúdicos e confraternização entre as comunidades externa e interna do campus Cedro e região. Debater temáticas referentes às opressões e resistências de grupos minorizados a partir de gêneros textuais/discursivos no universo geek/nerd. Finalmente, promover transformações nas práticas sociodiscursivas com vistas à construção de uma sociedade menos injusta, mais inclusiva e atenta aos direitos humanos.
Metodologia
A divulgação se dará pelas redes sociais do campus bem como dos membros da organização. Além disso, faremos visitas a emissoras de rádio locais e a escolas da comunidade e para reforçar a divulgação. As inscrições nas ações que compõem o evento (oficina, palestra, competição, apresentações culturais) serão feitas nos horários e nos locais específicos onde acontecerão (CLIF, miniauditórios, auditório principal, etc). Apenas as apresentações culturais precisarão de inscrições prévias, que deverão ser feitas com os membros da equipe organizadora. Todas as ações do evento serão presenciais.