Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Experiência docente de egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE-Maracanaú: Narrar para formar e se (re)formar.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
25/10/2022
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Seminário
Trabalhos Escritos
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Natalia Parente de Lima Valente
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriela Lopes Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Joao Matias da Silva Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Maria Catarina Araujo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Natalia Parente de Lima Valente IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 25/10/2022 31/12/2023
Riquelme Gabriel Silva de Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Silvia Helena Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Stephane Silva Viana de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/10/2022 24/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Experiência docente de egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE-Maracanaú: Narrar para formar e se (re)formar” visa compreender a constituição da identidade docente dos professores de Química formados pelo IFCE – Campus Maracanaú e estimular a reflexão sobre formação inicial e experiência docente através de narrativas (auto)biográficas.
Justificativa
A abordagem das narrativas (auto)biográficas apresenta uma forma de compreensão da constituição da identidade docente a partir da fala do próprio professor, atribuindo legitimidade às suas experiências e contribuindo para o processo de formação e conhecimento. “O pensar em si, falar de si e escrever sobre si emergem em um contexto intelectual de valorização da subjetividade e das experiências privadas” (SOUZA, 2007, p. 68). O processo de compreensão dos elementos fornecidos pelos docentes em suas narrativas permite um aprofundamento das análises e sentidos atribuídos por eles às experiências vivenciadas. Todas essas experiências do campo profissional e pessoal vão construindo a sua identidade, por isso a importância de serem ouvidas a partir do próprio autor e ator do processo. A reflexão que aparece a partir da narrativa (auto)biográfica do professor permite uma análise individual e em grupo da sua trajetória profissional e dos sentidos e influências dos aspectos pessoais. Essa análise de si promove formação e conhecimento, contribuindo para uma reformulação da prática.
Público Alvo
Professores egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE-Campus Maracanaú que atuam em escolas de educação básica do município de Maracanaú-Ce.
Objetivo Geral
Compreender o processo de construção da identidade docente dos egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE-Campus Maracanaú, através da análise das experiências afetivas e de formação nas narrativas (auto)biográficas apresentadas.
Objetivo Específico
• Conhecer e traçar um perfil dos egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE –Campus Maracanaú que atuam como docentes em escolas de educação básica do município de Maracanaú – Ce. • Atuar junto aos docentes de forma individual e coletiva nos momentos de partilha das narrativas (auto)biográficas. • Refletir sobre os elementos encontrados nas narrativas (auto)biográficas e integrá-los à discussão e compreensão de sua relação com a construção da identidade do docente de Química formado pelo IFCE- Campus Maracanaú.
Metodologia
Grupos de estudo sobre a abordagem das narrativas (auto)biográficas. Levantamento dos egressos do curso de licenciatura em Química do IFCE-Campus Maracanaú que atuam nas escolas de educação básica do município de Maracanaú- Ce, através de contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos e Coordenadoria de Estágios e Acompanhamento de egressos. Planejamento e organização das palestras, rodas de conversa e ciclos de palestras sobre a temática. Contato com os egressos através de e-mail e reuniões para apresentação da proposta do projeto. Organização de rodas de conversa para a partilha das experiências junto a alunos dos cursos de licenciatura e professores da rede de educação básica do município de Maracanaú-Ce.