Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CAJUZINHO ORIGINAL: UM RESGATE AO DOCE
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
25/10/2022
Previsão de Fim:
25/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Marlene Nunes Damaceno
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Andreza da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/10/2022 25/10/2022
Marjorie Beatriz Vidal Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/10/2022 25/10/2022
Marlene Nunes Damaceno IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/10/2022 25/10/2022
Tatiane Augusto de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/10/2022 25/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Material de Consumo 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Cajuzinho Original: Um Resgate ao Doce é um Minicurso prático no formato presencial que tem por objetivo promover/trazer um resgate da culinária e regionalidade nordestina por meio da apresentando e elaboração de receitas de sobremesas doces originárias utilizando como matéria prima a amêndoa da castanha de caju, alimento tradicional, com registro de consumo pelos nativos indígenas, e com maior produção no estado do Ceará, seguida de outros estados região nordeste. Dadas as características de fruto exportação sua utilização na culinária foi substituída por receitas com ingredientes ultraprocessados e/ou insuais que em nada remetem as receitas originárias. O período de realização do minicurso está definido para o dia 25/10/2022 no horário de 18:30 h às 21:30 h, totalizando 3 horas de evento e será realizado na Planta Piloto de Frutos e Hortaliças do IFCE campus Limoeiro do Norte. O minicurso ocorrerá durante a XIII Semana da Alimentação do IFCE campus Limoeiro do Norte e tem como público alvo, a comunidade interna (discentes, servidores, terceirizados) e comunidade externa (discentes e servidores de outros campi do IFCE e a população do município de Limoeiro do Norte e cidades circunvizinhas) que apresentem interesse nesse tipo de evento.
Justificativa
Minicurso a ser realizado na XIII Semana da Alimentação evento anual da área de Produção Alimentícia do IFCE campus Limoeiro do Norte, que este ano tem como tema: "Ampliando os conhecimentos pela interação internacional” e Mostra científica do BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil visando abordar e difundir a temática das receitas dos povos originários, a cultura regional e o resgate da regionalidade nordestina.
Público Alvo
Discentes e servidores de outros campi do IFCE, mulheres e homens acima de 18 anos residentes no município de Limoeiro do Norte e cidades circunvizinhas.
Objetivo Geral
Elaborar doce típico nordestino.
Objetivo Específico
Elaborar doce cajuzinho por meio da receita originária.
Metodologia
Serão ofertadas 20 vagas. Os interessados deverão se inscrever na XIII Semana da Alimentação, acessando o link do evento (https://sites.google.com/view/semanadaalimentacao/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0) e em seguida, realizar a inscrição no minicurso, por meio de um formulário eletrônico (com acesso único) que será disponibilizado na página do evento a partir do dia 15/10/2022. A seleção dos participantes será realizada por ordem de inscrição até completar as vagas disponíveis. As demais inscrições serão cadastradas como vagas reserva (classificáveis) para o caso do não comparecimento dos 20 primeiros inscritos. A avaliação será realizada pela frequência/participação no minicurso. Detalhamento: Boas práticas de fabricação na elaboração de produtos alimentícios; Multifuncionalidade das matérias primas de origem vegetal; Valorização da cultura alimentar nordestina; Resgate da Regionalidade Nordestina; Aproveitamento integral do caju e a história do cajuzinho.