Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Podcast Mulheres Arretadas
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
20/01/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amauriane Braga Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/01/2023 30/11/2023
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/01/2023 30/11/2023
Francisca Ligia Silva Castela IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/01/2023 30/11/2023
Paulo César dos Santos Escola Municipal Manoel Rodrigues Integrante Sem vínculo Não 4 20/01/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Municipal Manoel Rodrigues Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão é uma continuidade do trabalho que foi desenvolvido como projeto de pesquisa no âmbito do Pibic Jr, de setembro de 2021 a agosto de 2022. Trata-se de um Podcast que foi desenvolvido com o objetivo de abordar a atuação das mulheres cearenses em diferentes momentos da história, dando visibilidade ao seu papel enquanto sujeitos históricos. Agora como projeto de extensão, nossa ideia é utilizar o Podcast para produzir um arquivo de entrevistas com mulheres de Maranguape, que atuaram e atuam em diversas áreas e atividades, e que deram importante contribuição para o desenvolvimento do município.
Justificativa
Historicamente falando, as mulheres têm sido silenciadas como sujeitos ao longo do tempo. A História oficial tratou-as, durante muito tempo, como personagens coadjuvantes de importantes processos históricos, quando na verdade, elas sempre estiveram presentes. No entanto, as suas trajetórias não foram registradas pela escrita da História, de caráter predominantemente masculina. É contra esse silenciamento que nosso projeto pretende atuar, contando histórias de mulheres da cidade de Maranguape que se destacaram, e ainda se destacam, em diferentes campos de atuação – polítco, cultura, religioso – mas que pouco são lembras pela história oficial do município. Nossa proposta se ampara na História Oral, uma metodologia de pesquisa e de constituição de fontes que surgiu em meados do século XX e que consiste na realização de entrevistas com pessoas que participaram ou testemunharam acontecimentos e conjunturas do passado e do presente. Nossa proposta é, portanto, construir um acervo de entrevistas, utilizando a mídia Podcast, e permitir que o mesmo possa ser acessado por qualquer um que se interesse pelo assunto. O que nos interessa aqui não é tomar a entrevista como fonte a ser analisada, mas torná-la um instrumento que terá efeito sobre a comunidade, seja na ampliação da consciência histórica ou na construção da identidade. É produzir um arquivo de memórias. Segundo Verena Alberti, a memória tem grande importância para um grupo porque está atrelada à construção de sua identidade. “Ela é resultado de um trabalho de organização e de seleção do que é importante para o sentimento de unidade, de continuidade e de coerência – isto é, de identidade”. Com o intuito de integrar a comunidade nesse projeto, trabalharemos em parceria com o professor de História Paulo César dos Santos, da Escola Municipal Manoel Rodrigues, que em trabalho de pesquisa realizado na escola, definirá, juntamente com os alunos, professores e demais funcionários, as mulheres que serão entrevistadas pelo Podcast Mulheres Arretadas.
Público Alvo
Público em geral
Objetivo Geral
• Produzir um acervo de entrevistas com mulheres do município de Maranguape
Objetivo Específico
• Estudar diferentes aspectos da História Local a partir das histórias das mulheres maranguapenses; • Instigar nos estudantes o interesse pela História Local
Metodologia
O desdobramento deste projeto, agora como projeto de extensão, deu-se a partir de conversas com o professora Paulo César dos Santos, que comentou sobre o desconhecimento de seus alunos em relação às pessoas que dão nome às salas de aula da escola municipal onde trabalha. Tal fato revela a ausência de discussão sobre a história local, algo que não é exclusivo do município de Maranguape. A fim de incluir a comunidade escolar como parte deste processo, a primeira parte do projeto consistirá no trabalho de pesquisa na escola Manoel Rodrigues. O professor Paulo César dos Santos, parceiro desta atividade, realizará junto com alunos, pais e/ou responsáveis, professores da escola e demais funcionários, um trabalho de consulta, através de um formulário eletrônico, sobre as mulheres de Maranguape que eles consideram importantes para a história da cidade, e a partir deste levantamento inicial, definiremos uma lista daquelas que serão entrevistadas. Concluído o levantamento, a professora coordenadora, juntamente com as(os) bolsistas voluntárias do projeto, irão preparar os roteiros das entrevistas, organizados a partir de três modelos de perguntas: informativas, biográficas e interpretativas, seguindo orientações de pesquisadores que utilizam a História Oral como metodologia de pesquisa. A ideia é que a elaboração do roteiro das entrevistas seja realizada pela equipe do IFCE Maranguape juntamente com os estudantes da Escola Manoel Rodrigues. Realizadas as entrevistas, será feito o trabalho de edição, através do programa de áudio Audacity e do aplicativo Anchor, e posteriormente a publicação das entrevistas no tocador de podcast Spotify. Nossa meta é que a elaboração dos roteiros, a gravação, edição e publicação dos programas seja feita de forma concomitante, a fim de produzirmos a maior quantidade de material até o término do projeto. Esperamos com isso produzir conteúdo que possa ser utilizado pelas escolas municipais como ponto de partida para a discussão da história local.