Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Trilha Empreendedora dos Sertões
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
05/10/2022
Previsão de Fim:
05/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aiuaba
Araripe
Arneiroz
Banabuiú
Barbalha
Boa Viagem
Caririaçu
Cariús
Catarina
Catunda
Crateús
Crato
Farias Brito
Ibaretama
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipueiras
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribe
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Madalena
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Orós
Pacajus
Parambu
Pedra Branca
Penaforte
Piquet Carneiro
Poranga
Porteiras
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeramobim
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Cariri
São Benedito
Senador Pompeu
Solonópole
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Redes sociais
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valdenio Mendes Mascena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriel Tavares de Melo Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 05/10/2022 05/10/2023
Heitor Silva Chaves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 05/10/2022 05/10/2023
Rebeca Fernandes Martins IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 05/10/2022 05/10/2023
Renato William Rodrigues de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/10/2022 05/10/2023
Samuel de Andrade Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/10/2022 05/10/2023
Valdenio Mendes Mascena IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 05/10/2022 05/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sebrae Não
CIDTS Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O quadro social da atualidade se apresenta com várias dificuldades econômicas, sociais, e ambientais, vencer o desemprego, as desigualdades, a fome, a miséria e a degradação ambiental estão inclusive entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Essa vitória para ser alcançada passa necessariamente pela existência de pessoas que consigam assumir que sejam proativas e dispostas a assumir os riscos de criar soluções criativas, lideranças automotivadas que perseverem na buscar pela sustentabilidade local se adaptando às adversidades e superando os obstáculos. Em resumo precisamos de pessoas empreendedoras. A proposta agora é diante do exposto, fomentar a cultura empreendedora nos Sertões Cearense. As ações serão realizadas em conjunto com a Incubadora de Empresas do IFCE campus Boa Viagem e em parceria com Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias do Ceará (CIDTS) que reúne esforços dos campi Boa Viagem, Crateús, Iguatu e Tauá. As principais atividades serão de construção de conhecimento presenciais e/ou on-line (cursos, palestras, oficinas e lives).
Justificativa
O contexto global que está a nossa porta inclui o preço alto de uma pandemia catastrófica com impactos negativos tanto sociais quanto econômicos, o ressurgimento do medo pelos vários conflitos políticos com resultados militares, o esgotamento dos recursos naturais que caminha junto aos efeitos das mudanças climáticas e a urbanização desordenada, gerando e intensificam a pobreza, a violência e as desigualdades. O Brasil submerso em meio a esse panorama mundial, tenta preservará, contudo está também envolvido em uma crise político, social e ambiental que resulta em altos níveis de desemprego, fome e miséria. Em meio a essas dificuldades o setor que mais contribuiu para resiliência do país foi a agropecuária, todavia em pequenos municípios, longe das principais fronteiras agrícolas, mesmo que com economias baseadas na agropecuária vivenciaram esses impactos com maior força, é que aconteceu e acontece na mesorregião dos Sertões Cearense, localizada no Semiárido, caracterizando-se pelas vegetações de caatinga; solos rasos e pedregosos; baixos índices pluviométricos, ciclos históricos de seca. Estas características, aliadas à exploração exacerbada, queimadas e uso indiscriminado de agroquímicos e o baixo acesso a tecnologias, resultaram em forte degradação ambiental, baixo IDH, altos índices de pobreza, insegurança alimentar/nutricional e constante êxodo rural. Nesse contexto, o fortalecimento de uma educação empreendedora focada em modelos modernos de gerenciamentos, uso de tecnologias de informação e comunicação e que busquem o crescimento econômico com inclusão social e proteção do meio ambiente representaria uma agenda chave para a superação desses desafios e para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Público Alvo
Agricultores, agricultoras, jovens de áreas rurais e urbanas inseridos nos sertões cearenses que inseridos ou que tenha interesse em se inserir nos arranjos produtivos da apicultura, cordeiros, leite e fruticultura, assim como em conduzir ações empreendedoras de economia circular e/ou em tecnologias da informação e comunicação.
Objetivo Geral
Estimular a formação e a consolidação de negócios inovadores e sustentáveis a partir da difusão da cultura empreendedora, visando ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços.
Objetivo Específico
Contribuir para criação e prospecção de novas empresas; Contribuir para Difusão tecnológica de gestão e empreendedorismo; Realizar a capacitação da comunidade externa, em especial os empreendedores rurais. Realizar capacitação técnica dos estudantes da instituição em gestão e empreendedorismo;
Metodologia
O projeto adotará uma pedagogia dialógica, coletiva e participativa, respeitando o nível dos participantes e usando ferramentas ativas na facilitação. Para tanto, será usado o método pesquisa-ação que segue um ciclo baseado na identificação do problema, planejamento, solução, monitoramento e avaliação. As ações acontecerão, tanto no formato presencial como em ambiente virtual em momentos sicronos e assíncro, minimizando o impacto no cotidiano dos participantes . Essa orientação pedagógica guiará as formações (cursos, palestras, oficinas e lives) que irão compor a trilha empreendedora dos Sertões Cearenses. Os principais temas abordados nas atividades serão: 1°- cultura empreendedora: perfil do empreendedor, auto-confiança; iniciativa, proatividade, criatividade etc; 2° - Plano de negócios: elaboração, ferramentas de elaboração, marketing, sustentabilidade, captação de recursos etc. 3° - Gestão: feramentas, contabilidade, otimização dos resultados etc. As atividades formativas presenciais ou on-lines serão modulares e poderão incluir atividades práticas a serem realizadas pelos participantes e depois apresentadas no momento sala de aula acompanhadas da mentoria dos facilitadores. As idéias promissoras identificadas no processos formativos serão convidadas a se increverem nos editais da Incubadora de Empresa do Campus Boa Viagem, Iguatu, Fortaleza ou de deamis campi da rede. a medida que as atividades do projeto forem acontecendo os contatos diretos da equipe serão disponibilizados para receber convite de realização de palestras sobre os assuntos.