Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Handebol: Formação de atletas para a vida.
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
26/10/2022
Previsão de Fim:
30/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itaiçaba
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gerardo Marcilio Pinto Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Gabriel Silva Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 02/11/2022 30/06/2023
Gerardo Marcilio Pinto Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/11/2022 30/06/2023
João Ferreira de Araujo Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 02/11/2022 30/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Educação e Desenvolvimento Sustentável para discentes do IFCE e comunidade externa. Evento
Apresentação
O esporte, conforme Darido (2011), ganha cada vez mais espaço e importância nas sociedades contemporâneas. Tal fato é comprovado, entre outras coisas, pelo destaque angariado nas diversas mídias. Trata-se de uma atividade que envolve enormes somas de dinheiro, movimentando a indústria do lazer, do entretenimento e da alta tecnologia. Cagigal (1972) chega a afirmar que o esporte é tão importante para as sociedades humanas na atualidade que sua prática é um dos hábitos que caracterizam nossos tempos. Dentre as diversas modalidades esportivas da atualidade destaca-se o handebol como uma das atividades mais intensas e dinâmicas, que cativa pela facilidade de aprendizado, uma vez que, para praticá-la utilizamos movimentos naturais de locomoção, manipulação e estabilização, sendo, portanto, muito rica a sua prática no ambiente escolar. Sendo a escola um dos lócus de apresentação dos conhecimentos e atividades culturais e, tendo na Educação física a área para manifestação da cultura corporal de movimentos em seu seio, compreendemos ser de suma importância a preparação e o desenvolvimento dos professores que atuam na escola através de um projeto de extensão em Handebol que privilegie a formação de atletas focada na cidadania.
Justificativa
A implantação do handebol no IFCE através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar aos praticantes a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada um deles terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construir seu próprio conhecimento. Assim a vivência no Handebol assumirá um papel educacional visando a "Construção do conhecimento" e não a simples "Transferência do conhecimento". Deste modo queremos, baseados nos princípios do esporte educacional, dar condições favoráveis para que durante sua vida esportiva os participantes passem adequadamente por um desenvolvimento de suas capacidades esportivas, buscando fazer da prática do esporte um caminho para uma de formação ominilateral de atletas.
Público Alvo
Pessoas provenientes das comunidades próximas ao Campus IFCE Jaguaruana, bem como interessados das cidades vizinhas de Itaiçaba, Russas e também de Limoeiro do Norte.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto de implantação do handebol no Instituto Federal de Educação e Tecnologia é permitir que os participantes tenham uma passagem satisfatória em sua vida esportiva ligada ao handebol, orientada por uma planificação com base científica e metodológica adequada a cada faixa etária de desenvolvimento humano, contribuindo assim para a formação de indivíduos preparados para raciocinar rapidamente e de forma crítica ética e autônoma em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com objetividade e coerência de pensamento (Cunha, 1986). Objetivamos ainda a inclusão social dos munícipes através das práticas esportivas e por fim, temos o objetivo de contribuir coma melhoria da saúde geral dos participantes, uma vez que, as atividades ocorrerão em três encontros semanais diminuindo assim o sedentarismo.
Objetivo Específico
1. Desenvolver, nos alunos, uma formação motora multifacetada como base para a capacitação ampla dos alunos; 2. Ampliar conhecimentos individuais objetivos que possam ser utilizados de forma crítica, autônoma e flexível dentro das diversas situações de jogo; 3. Ampliar o repertorio motor nos aspectos defensivo, ofensivo, bem como nas transições; através de metodologias amplas tais como a metodologia dos jogos; 4. Desenvolver a socialização dos participantes através de atividades baseadas em jogos que envolvam o grupo de forma geral, rodas de conversa e imersões na forma de acampamentos; 5. Desenvolver a saúde geral e as capacidades aeróbia e de resistência muscular geral como forma de contribuir com os níveis de saúde da coletividade envolvida nas atividades.
Metodologia
Parte 01 - Planejamento: Realizaremos uma reunião para o planejamento dos objetivos a serem buscados a cada período de dois meses; Parte 02 - Divulgação: A divulgação será realizada através de visitação às escolas do munícipio, de mídias sociais: Instagram, WattsApp e Facebook, chamadas de rádio e de banneres colocados no Campus de execução; Parte 03 - Inscrições: As inscrições serão realizadas através de formulário impresso a ser preenchido no Campus de execução. O número de inscritos previsto é de trinta alunos podendo se estender até sessenta alunos; Parte 04 - Treinamento: A base das atividades do projeto será a utilização de ações abertas, a metodologia utilizada partira do princípio de exercícios que partam do simples para o complexo, alicerçada nos jogos de pré-desportivos e de jogos de instrução que privilegie a formação motora ampla e multifacetada de tal forma que os alunos possam construir caminhos para uma atuação crítica, inteligente e autônoma, livre de jaquetas táticas. Além disso serão realizadas rodas de conversas e, duas vezes ao longo do projeto um momento de imersão que será denominado acampamento de handebol no qual os alunos deverão passar uma tarde realizando diversas atividades. Parte 05 - Avaliação: Realizaremos avaliações periódicas através de: A) Reuniões mensais da equipe; B) Aplicação de questionários avaliativos sobre as questões sociais, físicas e técnicas da modalidade, a cada dois meses, bem como, através de jogos para avaliação da evolução técnico/tática dos alunos; Parte 06: Culminância: Realizaremos dois festivais; um em fevereiro de 2023 e o segundo em Junho de 2023 como forma de finalizar o projeto.