Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mulheres Agricultoras e Serranas: Empreendedorismo e Empoderamento através da elaboração de produtos alimentares- Parte 2.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
03/10/2022
Previsão de Fim:
30/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital Mulheres Integradas-PRPI/PROEXT/PROEN
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mirla Dayanny Pinto Farias
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Beatriz Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/10/2022 30/08/2023
Camila Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/10/2022 30/08/2023
Daine de Souza Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/10/2022 30/08/2023
Francisca Joyce Elmiro Timbo Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/10/2022 30/08/2023
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 10/10/2022 30/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação Casa do Bolo e Biscoitos Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 800,00
Material de Consumo 800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A serra da Ibiapaba se destaca pela produção de alimentos dentro do Ceará, porém, estes alimentos em muitos casos não são aproveitados em sua totalidade e por isso, acaba-se gerando desperdícios. Dentro deste contexto, existem as mulheres que fazem parte deste cenário e que buscam elaborar produtos alimentícios, como biscoitos caseiros. São muitos os problemas enfrentados por elas como a falta de conhecimento na elaboração e boas práticas de fabricação de alimentos e gestão financeira. Desta maneira as intervenções que serão realizadas a partir deste projeto serão na área de produção de alimentos como capacitações para estas mulheres agricultoras como forma de agregação de matérias-primas e insumos da própria comunidade, aumento na renda familiar e na possibilidade de expansão de vendas para outros clientes e consequentemente o empoderamento feminino e o desenvolvimento da comunidade como um todo. Estas capacitações serão sobre temas como elaboração de produtos à base de matérias-primas e insumos que estão disponíveis na comunidade e em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e gestão financeira. Espera-se que as mulheres agricultoras e serranas possam se empoderar e melhorarem as condições pessoais e da comunidade. Este proposta foi aprovada ao Edital Mulheres Integradas (Edital Conjunto nº 01/2021 - PRPI/PROEXT/PROEN-IFCE).
Justificativa
A independência financeira é uma forma de empoderamento feminino, pois na atual sociedade elas enfrentam uma série de obstáculos, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. Siliprandi e Cintrão (2011) relatam em seu trabalho com mulheres agricultoras que existem fortes desafios que contribuem de efetivamente para a construção de uma maior autonomia econômica das mulheres. De acordo Braun e Lima (2019) a sociedade e seu dinamismo afetam negativamente no modo de vida das mulheres, influenciando as desigualdades de direitos, além de potencializar a vulnerabilidade e dependência financeira, como um dos fatores preponderantes para subordinação aos homens. Desta maneira, o desenvolvimento de ações que apontem, capacitem e direcionem as mulheres de uma determinada localidade, para a sua independência financeira, utilizando o que está a sua volta, faz com que elas cheguem ao empoderamento de fato, e ajudem tanto a sua família como a comunidade em geral. Portanto este projeto tem uma relevância enorme, por se tratar de uma proposta que visa dá conhecimento, educação e ressignificado ao trabalho desenvolvido por essas mulheres agricultoras. Paralelamente executar ações que promovam o desenvolvimento de uma comunidade se faz necessária, e quando estas ações são realizadas por alunas, agrega ao crescimento profissional delas, pois a interligação da teoria e a prática com a pesquisa e extensão, dará uma transformação social delas e da comunidade externa beneficiada. A parte 1 deste projeto foi desenvolvida anteriormente com as Fases 1, 2, 3 e duas ações da fase 4. A ideia é dá continuidade ao projeto com a Parte 2, desenvolvendo as ações que precisavam de recursos financeiros.
Público Alvo
- Mulheres da comunidade Betânia que se localiza na cidade de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Dá continuidade as ações de empreendedorismo para mulheres agricultoras da Serra da Ibiapaba para a seu empoderamento financeiro, que foram desenvolvidas na Parte 1 deste projeto.
Objetivo Específico
- Realizar capacitações na área de elaboração de produtos a partir das matérias-primas e insumos disponíveis na comunidade; - Capacitar as mulheres na área de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos; - Realizar mentoria na área de gestão financeira para trabalhar a precificação dos produtos; - Realizar parcerias com entidades públicas para que as vendas dos produtos elaborados sejam destinadas a diferentes clientes; - Emponderá-las para que saibam o valor do seu trabalho. - Promover o desenvolvimento profissional das alunas de cursos ligados a Produção de Alimentos.
Metodologia
A metodologia consistirá no andamento das fases que não foram executadas na Parte 1 do projeto. Serão: Capacitações: • Capacitação em BPF; • Capacitação online em Precificação de produtos; • Capacitação em desenvolvimento de produtos panificáveis. - Evento de apresentação dos produtos desenvolvidos pelas mulheres para as Prefeituras dos munícipios circunvizinhos e outras entidades, em busca de parcerias para aumentar as vendas. Método: reuniões presenciais.