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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE: ações de apoio a discentes da Educação Básica em conteúdos de Matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
27/09/2022
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luiza Santos Pontello
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aderson Lopes Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Jose Augusto Silva Mota IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Kiara Lima Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 10 27/09/2022 27/12/2022
Luana Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Lucas Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Luiza Santos Pontello IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 27/09/2022 20/12/2024
Maria Dávila do Carmo Coelho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Samuel Duarte Libio IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Vinícius Jucá Policarpo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Vívian Maria Mendonça Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 20/01/2023 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Governo do Estado do Ceará - SEPLAG Sim Convênio 23255003014/2022-11
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 9.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto visa o atendimento a dois públicos discentes distintos: estudantes do nível médio, com dificuldades de aprendizagem ou lacunas de conhecimento em Matemática de escolas públicas de Fortaleza e licenciandos do IFCE campus Fortaleza em Matemática. O projeto prevê um processo de intervenção docente dos licenciandos, como extensionistas, sob supervisão de professores formadores, com ações de ensino que propiciem a estudantes de nível médio de escolas públicas, parceiras desta instituição para estágios supervisionados das licenciaturas, e a discentes dos cursos técnicos integrados do IFCE campus Fortaleza com o intuito de apoiar esses educandos para o efetivo aprendizado de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental bem como acompanhar seu desenvolvimento nos conteúdos do Ensino Médio, propiciando mais um espaço para o exercício supervisionado da docência a licenciandos em Matemática do IFCE campus Fortaleza. Prevê-se o pagamento de bolsas de extensão aos licenciandos, em número de 8 (oito), durante os três meses de vigência do projeto.
Justificativa
Este Projeto de Intervenção Docente prevê a ação de licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Fortaleza, como extensionistas, no apoio a estudantes da Educação Básica (EB) que cursam o Ensino Médio em escolas públicas de Fortaleza, parceiras do IFCE para estágio, bem como a estudantes do Ensino Técnico Integrado do campus Fortaleza, com o objetivo de mitigar as dificuldades apresentadas nessa disciplina, tendo em vista o longo período vivenciado no Ensino Remoto Emergencial, ERE. Professores dessa disciplina, no campus, têm observado um baixo rendimento de um número expressivo de educandos do nível médio no que concerne à Matemática. Pelos relatos desses discentes, as dificuldades de aprendizado resultam do período de aulas no ERE. Acreditamos que, devido ao longo período de efetivação desse modelo, ocorreram lacunas profundas de aprendizagem, especialmente na Matemática, impactando a aprendizagem dos conteúdos escolares que a têm como pré-requisito. Nesse cenário, entendemos ser de fundamental importância o atendimento a esses discentes em suas necessidades de aprendizagem. Por outro lado, esse espaço de ação docente é propício aos licenciandos em sua formação. Configura-se como uma oportunidade de prática extensionista no exercício da docência na qual os licenciandos estarão frente aos temas em que os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação. Com isso, terão a oportunidade de analisar o processo de aprendizagem do aluno e propor estratégias didáticas com o intuito de mitigar essas dificuldades. Essa ação propicia, ainda, a avaliação em processo tanto do discente da EB, no aprendizado dos conteúdos, quanto do licenciando, na avaliação da sua prática. A não vinculação desta ação a um único componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática se deve à compreensão de que todo o currículo do curso está voltado para a formação do professor da EB, sendo possível a qualquer licenciando iniciar essa prática e a todo professor formador, essa orientação. Outrossim, a urgência da demanda exige uma ação ampla, no sentido da extensão dos conteúdos, que correspondem a toda a EB, seja na retomada dos conteúdos do Ensino Fundamental, seja na atualização dos discentes quanto aos conteúdos do Ensino Médio. Para isso, será necessário um quadro extensivo de bolsistas no que concerne à sua trajetória no curso, se inicial, intermediária ou já nos estudos finais, para atender aos 03 (três) anos do ensino médio das escolas parceiras e aos 06 (seis) períodos de matemática de todos os cursos técnicos integrados ao médio que o campus de Fortaleza oferta, nos turnos manhã e tarde. Isso sem excluir a possibilidade de receber os estudantes dos cursos técnicos.
Público Alvo
Estudantes de escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual do Ceará em Fortaleza, parceiras do IFCE para Estágio Curricular Supervisionado.
Objetivo Geral
Apoiar os educandos do nível médio de escolas públicas estaduais de nível médio e dos cursos técnicos integrados do IFCE campus Fortaleza para o efetivo aprendizado de conteúdos curriculares do Ensino Fundamental bem como acompanhar seu desenvolvimento nos conteúdos do Ensino Médio, propiciando, na prática extensionista, o exercício supervisionado da docência a licenciandos em Matemática do IFCE campus Fortaleza.
Objetivo Específico
- Desenvolver minicursos e oficinas de conteúdos de Matemática da EB para discentes do Ensino Médio/Técnico Integrado, ministrados pelos licenciandos e supervisionados pelos coordenadores. - Desenvolver estratégias de estudo coletivo com discentes do Ensino Médio/Técnico Integrado, sob a supervisão de licenciandos e apoio dos coordenadores. - Disponibilizar horários de atendimento individualizado a discentes com dificuldades de aprendizagem em conteúdos de Matemática pelos licenciandos, sob supervisão dos coordenadores. - Aprofundar e ampliar a formação docente dos licenciandos em Matemática com sua inserção em espaços supervisionados de docência. - Diagnosticar dificuldades de futuros professores relativas aos conteúdos da EB. - Criar espaço de estudo coletivo tendo em vista a proposição de estratégias didáticas para a intervenção proposta.
Metodologia
As metodologias de intervenção são organizadas em duas frentes: uma de supervisão dos licenciandos extensionistas e outra para a intervenção junto aos discentes de nível médio. Para a supervisão dos licenciandos, serão realizados encontros periódicos coletivos de formação e encontros de supervisão, coletivos e/ou individuais, para o aprimoramento da prática. Serão trabalhados os conteúdos a serem ministrados em integração com a proposição de metodologias de ensino específicas para essas intervenções. Será oportunizado o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, TDICs, o acesso a laboratórios de ensino de Matemática, o uso de experimentos e de materiais manipuláveis de fácil manuseio, ações de pesquisa destinadas ao ensino e à aprendizagem, dentre outras estratégias. Dessa forma, as metodologias para o ensino de Matemática aos discentes de nível médio serão definidas ao longo da intervenção, num processo ativo de ação-reflexão-ação dos licenciandos, propiciado pelas professoras-formadoras participantes deste projeto. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, destacamos que caberá às professoras-formadoras: - Planejar e efetivar, junto aos licenciandos extensionistas, instrumentos para diagnosticar dificuldades/deficiências de aprendizado dos discentes de nível médio. - Coordenar e realizar estudos, oficinas e planejamentos com os licenciandos extensionistas. - Avaliar as ações ao longo do processo, promovendo ações de autoavaliação e avaliações em grupo tanto das professoras-formadoras quanto dos extensionistas. Caberá aos licenciandos extensionistas: - Participar dos encontros de estudo e planejamento e das oficinas. - Fazer o planejamento das aulas, de instrumentos de diagnóstico e demais ações de intervenção. - Ministrar minicursos e oficinas para os discentes sobre conteúdos da EB. - Organizar e acompanhar grupos de estudo dos discentes. - Realizar acompanhamentos individuais, quando possível e necessário, aos discentes.