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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Espaço 4.0 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
27/09/2022
Previsão de Fim:
31/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
700
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Cedro
Crateús
Horizonte
Iguatu
Limoeiro do Norte
Sobral
Tauá
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Daniele Maria Alves Teixeira Sa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Vinicius de Araujo Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/09/2022 31/10/2023
Alexandre Magnum Marques de Lira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/09/2022 27/03/2023
Alexandro Lima Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Ana Carenina de Albuquerque Ximenes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Anelise Daniela Schinaider IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Antonio Beijamim de Assis IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Cristiano Lima da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/09/2022 31/10/2023
Diego Rocha Lima IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 27/09/2022 31/10/2023
Elpida Andreia de Queiroz Niko Kavouras IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Emannuel Diego Goncalves de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Fabiano Carneiro Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Gilles Chaves dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/09/2022 31/10/2023
Izamaro de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Jailson Alves da Nobrega IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 27/09/2022 31/10/2023
Joel Carneiro Rosalino Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/09/2022 27/03/2023
Jorge Fredericson de Macedo Costa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/02/2023 31/10/2023
Jose Eleudson Gurgel Queiroz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Jose Galdino da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Jose Wiron Barbosa Procopio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Marcelo Araujo Lima IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 27/09/2022 31/10/2023
Maria Rosalia de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/09/2022 31/10/2023
Mario Wilson Paiva Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Paulo Renato Xavier da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 27/09/2022 31/01/2023
Rafael Vitor e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Rodnei Regis de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Rogerio Lopes Vieira Cesar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Samuel Alves Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Saulo Anderson Freitas de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Vinicius Bitencourt Campos Calou IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2022 31/10/2023
Wellington Ribeiro de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/09/2022 31/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS - SECRETARIA NACIONAL DA JUVENTUDE - SNJ - Sim Termo de execução descentralizada 23255.007071/2021-80
Orçamento:
Conta Valor
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Material de Consumo 76.400,00
Equipamento e Material Permanente 350.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 60.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 53.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Culminância do projeto - Espaço 4.0 Evento
Live de Encerramento do projeto Espaço 4.0 Evento
Apresentação
O "Espaço 4.0", é baseado na 4ª Revolução Industrial, e leva em consideração os desafios e oportunidades da revolução através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de auxiliar na inclusão produtiva dos jovens, considerando o cenário atual influenciado pelos avanços tecnológicos. Esse ambiente foi idealizado tendo como base os modelos de “makerspace” ou “fablabs”. Esses modelos consistem num espaço criativo e inovador o qual possuem equipamentos com um conjunto de ferramentas flexíveis como impressoras 3D, soLwares de modelagem, computadores, kits de manutenção de celulares e demais ferramentas, as quais ficam à disposição dos usuários juntamente com profissionais capacitados para ensinarem os usuários a manusearem tais equipamentos. Visando implantações e realizações de cursos nesses Espaços e sendo a Secretaria Nacional de Juventude órgão voltado a desenvolver ações para a juventude nas diversas localidades do país e visando ampliar o alcance das políticas públicas para a juventude por meio de parcerias com os entes federados e com outros órgãos federais foi realizado o Convênio entre a Secretaria Nacional de Juventude e Instituto Federal do Ceará por Meio do Termo de Execução Descentralizada onde todos os documentos estão acostados ao processo SEI 23255.007071/2021-80. Assim as ações de cada Campus participante desse Termo serão registradas nesse projeto de Extensão. O Espaço 4.0 objetiva estimular a criatividade e qualificar os alunos utilizando soluções tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. A partir desse ambiente proposto, os alunos serão colocados como o agente de seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a programação, prototipagem de forma lúdica e investigativa. Seja com programação, eletrônica, robótica ou outros meios de vivência e experimentação, os alunos serão encorajados a resolver problemas errando, repensando, se adaptando e inovando. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), criado nos termos da Lei. N º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. A partir da sua missão institucional “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética” os campi do IFCE vislumbram o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação para uma transformação social e desenvolvimento regional. Campus Cedro: O IFCE campus Cedro está localizado na cidade de Cedro, região centro-sul do Ceará, com área geográfica de influência formada por 14 municípios equidistantes em torno de 30 a 100 km e clientela estudantil de aproximadamente 1.000 alunos matriculados nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica Industrial, técnicos integrados em Eletrotécnica, Mecânica e Informática, além dos cursos superiores de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Licenciatura em Matemática , Sistemas de Informação e Licenciatura em Física. O alcance das ações do campus Cedro nos munícipio de sua área de abrangência se reflete não apenas no processo de formação profissional inicial de estudantes, mas também na formação continuada e em serviço de muitos profissionais que atuam na região, assim como através das atividades de extensão desenvolvidas nos municípios de sua zona de atuação. Campus Crateús: O Instituto Federal do Ceará – campus Crateús está situado na cidade de Crateús no Oeste do Ceará fronteira com o Piauí, originado as margens do rio Poti a 350 km de Fortaleza, inserido na microrregião Sertão de Crateús, composta, por treze municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril.É nesse contexto campus de Crateús atende atualmente mais de 1.200 estudantes oriundos dos diversos municípios nos cursos Técnico Integrado em Química, Técnicos Subsequentes em: Agropecuária, Edificações e Alimentos, Bacharelado em Zootecnia, Licenciaturas em: Física, Geografia, Matemática, Letras e Música além das Especializações lato sensu em: Ensino de Ciências Da Natureza e Matemática, e Educação do Campo. O próximo desafio é trabalhar com tecnologias de programação e expandir as ações de difusão e qualificação tecnológica entre as jovens apoiando o empoderamento feminino de mulheres em condição de fragilidade material e social através de cursos de formação em áreas tecnológicas estratégicas. Campus Horizonte: O campus recém implantado no município de Horizonte, integrante da Região Metropolitana de Fortaleza, localizando-se a 40,1 km da capital Cearense visa a promover a sua inserção na comunidade a partir de parcerias com empresas locais, projetos de pesquisa e de extensão, tendo em vista o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da região.. Neste município a população atual é estimada em 65.928 pessoas (IBGE 2017), distribuída em uma área geográfica de 160,764km² e dividida em quatro distritos: Aningas, Dourado, Queimadas e a sede do município. Localizado na sede do município o campus A partir de sua implantação, o campus Horizonte atendeu apenas no ano de 2017, mais de 800 jovens e adultos com cursos de Formação Inicial e Continuada. Além da realização de eventos relacionados ao Empreendedorismo, Tecnologia e Mundo do Trabalho com parcerias de outras instituições públicas e privadas do município. O campus, possui uma área construída de 4.200 m², conta, em sua infraestrutura, com um bloco administrativo, um bloco didático com 20 salas de aula,5 laboratórios, uma biblioteca, um auditório, uma cantina e uma praça de convivência, além de um espaço escolar amplo. Campus Limoeiro do Norte: O IFCE Campus Limoeiro do Norte, situado no Vale do Jaguaribe, especificamente no município de Limoeiro do Norte, distante cerca de 200 km da capital cearense, Fortaleza, faz divisa com os municípios de: Russas e Quixeré ao norte, ao leste Governador Dix-Sept Rosado, ao sul Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe e a oeste, Morada Nova. Possui área total de 12.000,00m2, sendo 6.692,46m2 de área construída, com infraestrutura dotada de: salas de aula, laboratórios básicos e específicos para os diversos cursos, sala de vídeo conferência, auditório, espaço de convivência, cantina, biblioteca com espaço para pesquisa e estudo, ginásio poliesportivo, dentre outros. É composto pela Unidade Sede localizada em Limoeiro do Norte (Bairro Centro) e pelo anexo da Cidade Alta, localizado no bairro José Simões, ambos na zona urbana do município, além de uma Unidade Experimental de Pesquisa e Ensino (UEPE), localizada na zona rural do município (Chapada do Apodi). O Campus do IFCE em Limoeiro do Norte se consolida como instituição de ensino inclusivo e de qualidade, norteada por princípios fundamentais, quais sejam sua missão, sua visão e seus valores. Este Campus trabalha na perspectiva de produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética. A sua atuação na região do Vale do Jaguaribe mostra que o campus é referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional. Nas suas atividades, o IFCE Campus Limoeiro do Norte busca sempre valorizar o compromisso ético com responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com a liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação e com ideias fixas na sustentabilidade ambiental. Campus Sobral: O IFCE campus Sobral foi criado em 2008, para atender toda a Região Norte e Serra da Ibiapaba por meio da formação profissional gratuita e de qualidade. Atualmente, dezessete cursos são ofertados à comunidade nas áreas técnicas, tecnológicas e licenciaturas. Atuando em diversos eixos tecnológicos como o eixo de Recursos Naturais; o eixo de Ambiente, Saúde e Segurança; o eixo de Produção Alimentícia e o eixo de Controle e Processos Industriais, além de cursos de Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O IFCE campus Sobral atende toda a região de planejamento Sertão de Sobral, além de cursos que atendem as regiões de planejamento da Serra da Ibiapaba e Litoral Norte, o que garante um número elevado de pessoas que podem ser impactadas. A área aproximada do Campus Sobral do IFCE é de cinco hectares, distribuídos em salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo, estúdio musical, restaurante acadêmico, cantina, almoxarifado de reagentes químicos e setor administrativo, que atendem mais de 3 mil alunos. está sendo criado o Centro de Inovação Tecnológica (CIT - IFCE/campus Sobral) onde será instalado o recém aprovado Escritório de Inovação que é uma cela de atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFCE no Campus Sobral. O Centro de inovação tecnológica já possui uma área construída de 110 m², distribuídas em 4 salas (Recepção, Escritório de Inovação, Espaço 4.0 e Espaço de Convivência). O Centro já possui mobiliário básico, equipamentos de prototipagem como impressora 3D e Máquina de corte a laser adquiridos com fomentos externos de projetos, sob a coordenação de pesquisadores do campus. Campus Tauá: O campus de Tauá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi inaugurado em 20 de novembro de 2009. Situado município de Tauá/CE, município-polo da região Sertão dos Inhamuns, distante 334 km de Fortaleza, abrange os municípios de Arneiroz, Aiuaba, Parambu e Quiterianópolis (IPECE, 2017), e recebe alunos de várias outras regiões, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação (MEC), e outros processos seletivos. Atualmente, a instituição oferta os cursos técnicos integrados em Redes de Computadores e Agropecuária; técnico subsequente em Informática para Internet; os cursos superiores de Tecnologia de Telemática e Licenciatura em Letras com dupla habilitação em Inglês e Português; e, a especialização em Docência e Prática de Ensino na Educação Básica. Além das justificativas de enfoque educacional, Tauá é um dos pontos principais do backbone do cinturão digital, e também, é conhecido nacionalmente por uma ambiência de inclusão digital, o que culminou, em 2008, no recebimento de um prêmio nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeito Empreendedor, em reconhecimento aos investimentos do poder público local em fornecer conectividade e formação em uso de recursos tecnológicos. Desde então, o município tem criado uma cultura voltada para oferecer serviços públicos medidos com o uso de tecnologia e incluído a Tecnologia da Informação e Comunicação como recurso educacional na rede de ensino público de nível Fundamental e Médio. Isto posto, a implantação de um Espaço Makers, contribuiria ainda mais com esta cultura e aumentaria as possibilidades de ofertas de cursos FIC pelo campus. O Espaço 4.0 atenderá diferentes campi do IFCE, nas três dimensões acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e nas mais diversas formas de atuação. As ações a serem realizadas neste espaço buscarão desenvolver a aprendizagem, a invenção, a inovação e o empreendedorismo. Logo, o referido espaço de aprendizagem criativa e experimentação “mão na massa” fornecerá um ambiente flexível para ajudar a inovação e servirá de ferramenta para o empreendedorismo.
Justificativa
Nos últimos anos, uma nova forma de utilização da tecnologia em processos educativos despontou a partir da popularização da cultura Maker (ou mão na massa). Os espaços Maker começaram a surgir junto com o fenômeno do Movimento Maker, originado nos Estados Unidos com a publicação da Make Magazine, criada por Dale Dougherty em 2005 (RAABE; GOMES, 2018). Em sua obra, Dougherty (2016) destaca que o Movimento Maker aponta para uma mudança social, cultural e tecnológica que nos propõe a atuar como produtores e não somente consumidores. Assim, os autores Raabe e Gomes (2018) ainda destacam que a adoção de atividades Maker na educação tem se tornado uma tendência em diferentes países e também no Brasil. Considerando os vários desafios associados à educação, ao mercado de trabalho e à inserção social, o Espaço 4.0 proposto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), apresenta uma possibilidade de melhoria da infraestrutura tecnológica de 6 campi, projetada de acordo com a perspectiva da Educação Maker, onde os alunos e usuários de forma geral serão estimulados a fazer suas próprias descobertas, trabalhar em equipe, socializar conhecimento, desenvolver projetos e, portanto, bem como aprender de uma forma mais autônoma e criativa. O espaço 4.0 proposto, fortalece o conceito learning by doing (aprender fazendo), propício para a aprendizagem, compartilhamento e a inovação.
Público Alvo
Jovens de 15 a 29 anos que tenham interesse em capacitação na temática do projeto
Objetivo Geral
Equipar espaços 4.0 em oi campi do IFCE e ofertar cursos de de formação continuada no intuito de agregar a expertise autoral da equipe de desenvolvimento do projeto junto da utilização de plataformas de aprendizagem virtual para a continuidade dos estudos e suporte de um desenvolvimento profissional e autônomo dos jovens atendidos na faixa etária de 15 a 29 anos.
Objetivo Específico
Aquisição de equipamentos e implantação do Espaço 4.0, objetivando a oferta de cursos de capacitação a jovens de 15 a 29 anos. Para os Campi do IFCE: Cedro: Programação, Desenho 3-D e manufatura Digital; Crateús: Cursos: Introdução a Programação e Desenvolvimento backend. Horizonte: Cursos de programação e IoT; Limoeiro do Norte cursos de programação, prototipagem e robótica; Sobral: Cursos de Desenho e Modelagem 3D e manufatura Digital; Tauá: curso de Empreendedorismo e Introdução a lógica de programação; Iguatu: Desenho 2-D, Robótica e Manufatura Digital; Aracati: cursos na área de tecnologia e IoT.
Metodologia
Durante a execução do TED serão realizadas 27 ações em 08 espaços 4.0 que serão instalados em 08 campi do IFCE. Essas ações conjuntamente atenderão 700 alunos. As ações realizadas em cada campus foram definidas baseadas nas expertises do corpo docente daquele campus e na área de atuação do campus que está relacionada à demanda local. Primeiramente serão realizadas reuniões de planejamento com os campi participantes. Serão realizadas as implementação dos espaços (aquisição e alocação dos equipamentos) e elaborados, enviados para o procuradoria e lançados Editais de seleção para os bolsistas. Em seguida os cursos a serem ofertados serão preparados juntamente com os bolsistas submetidos nas plataformas (Sigproext e SEI). Então serão lançados os editais de seleção dos participantes do curso com 70% das vagas ofertadas para comunidade externa do IFCE. Após seleção dos participantes de cada curso será ofertado e ao finalizar o curso será emitido certificação para quem tiver aproveitamento acima de 75% do conteúdo ministrado. Serão realizadas lives para socialização do projeto com a comunidade e divulgação dos editais. Ao final do projeto será realizado um Evento de encerramento ode serão apresentados os impactos do curso para os alunos e uma avaliação dos cursos ofertados. Segue abaixo relação dos cursos a serem ofertados em cada unidade. Detalhamento das ações: Nome da Ação 1: (Campus Cedro): Introdução à lógica de Programação Objetivo da Ação: Possibilitar aos alunos o conhecimento da programação diante dos seus aspectos básicos e estruturação, introduzindo os conceitos básicos de algoritmo e lógica de programação. Nome da Ação 2 (Campus Cedro): Desenho 2D Objetivo da Ação: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de softwares de desenho 2D. Nome da Ação 3 (Campus Cedro): Modelagem e Impressão 3D Objetivo da Ação: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de softwares de modelagem 3D, utilização de softwares fatiadores, configuração e utilização de impressoras 3D. Nome da Ação 4 (Campus Cedro): Introdução ao corte a laser Objetivo da Ação: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de máquinas de corte a laser, operação e a utilização de softwares voltados ao preparo de desenhos para o corte a laser. Nome da Ação 5 (Campus Crateús): Introdução à Programação Objetivo da Ação: Possibilitar aos alunos o conhecimento da programação diante dos seus aspectos básicos e estruturação, introduzindo os conceitos básicos de algoritmo e lógica de programação. Nome da Ação 6 (Campus Crateús): Desenvolvedor backend Objetivo da Ação: Apresentar os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento backend. Aplicar os principais conceitos usando um framework de mercado. Nome da Ação 7(Campus Horizonte): Curso de Formação de Introdução à Programação Objetivo da Ação: possibilitar aos alunos o conhecimento da programação diante dos seus aspectos básicos e estruturação, introduzindo os conceitos básicos de algoritmo e lógica de programação. Nome da Ação 8 (Campus Horizonte) : Curso de Formação Introdução a Internet das Coisas (IoT) Objetivo da Ação: estimular os alunos a caracterizarem a Internet das Coisas (IoT) a partir da compreensão do seu histórico de evolução, perpassando pelos conceitos básicos, e relacionando as principais tecnologias então incorporadas, além de relacionar aos sistemas nela baseados, às suas aplicações em potencial, e possibilidades de inovação. Ação 9 (Campus Limoeiro do Norte): Robótica Educacional Open Source Objetivo da Ação: Introduzir e capacitar os alunos à robótica, à programação aplicada às novas tecnologias, bem como apresentar a plataforma Arduino. Ação 10 (Campus Limoeiro do Norte): Mundo Maker Objetivo da Ação: Iniciação e capacitação dos alunos sobre a metodologia Learning by Doing e prototipagem de acessórios/equipamentos. Ação 11 (Campus Sobral): Desenho/Modelagem 3D Objetivo da Ação: Capacitação para utilização de softwares básicos para desenho 3D de peças proporcionando novas perspectivas de trabalho. Ação 12 (Campus Sobral): Impressão 3D na prática Objetivo da Ação: Capacitação para utilização de impressora 3D proporcionando novas perspectivas de trabalho. Ação 13 (Campus Sobral): Corte a laser na prática Objetivo da Ação: Capacitação para utilização de máquina de corte a laser proporcionando novas perspectivas de trabalho. Ação 14 (Campus Tauá): Curso de Empreendedorismo Objetivo da Ação: Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a solução de problemas, e que a partir disso, capacitar as participantes a planejar e iniciar novos empreendimentos, a partir de técnicas e ferramentas para o planejamento de um novo negócio. Ação 15 (Campus Tauá): Curso de Introdução a lógica da programação Objetivo da Ação: possibilitar aos alunos o conhecimento da programação diante dos seus aspectos básicos e estruturação, introduzindo os conceitos básicos de algoritmo e lógica de programação. Ação 16 (Campus Tauá): Capacitação para construção de sites Objetivo da Ação: fornecer os conhecimentos necessários para que os alunos sejam capazes de construir sites. Ação 17 (Campus Tauá): Curso de Programação para Internet das Coisas (IoT) Objetivo da Ação: Apresentar os conceitos de Internet das Coisas (IoT), que se caracteriza nos dias de hoje como uma ferramenta indispensável para qualquer empresa moderna, além de relacionar aos sistemas nela baseados, às suas aplicações em potencial, e possibilidades de inovação. Ação 18 (Campus Tauá): Curso de Programação Móvel para Internet das Coisas (IoT) Objetivo da Ação: Apresentar os conceitos de Internet das Coisas (IoT), princípios da lógica de programação e base de dados no desenvolvimento de dispositivos móveis, possibilitando a integração de máquinas e equipamentos. Ação 19 (Campus Tauá): Curso de Inteligência Artificial Objetivo da Ação: Apresentar a área inteligência artificial usando redes neurais artificiais e os fundamentos de ciência de dados de forma a capacitar profissionais para entender e criar soluções baseadas em Inteligência Artificial com suporte da Ciência de Dados. Ação 20 (Campus Iguatu): Desenho 2D Objetivo da Ação: Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos de softwares de desenho 2D. Ação 21 (campus Iguatu): Robótica Educacional com Arduino Objetivo da Ação: Introduzir os conceitos básicos de eletrônica e programação, de forma lúdica, como forma de motivar afinidades com novas tecnologias. Ação 22 (campus Iguatu): Introdução à manutenção eletrônica Objetivo da Ação: Introduzir os conceitos básicos de eletricidade e dispositivos eletrônicos, com ênfase na manutenção de equipamentos computacionais, como fontes de alimentação e placas. Ação 23 (campus Iguatu): Introdução à impressão 3D Objetivo da Ação: Introduzir os conceitos básicos de impressão 3D, configuração de equipamentos, repositórios de modelos e métodos de impressão. Ação 24 (campus Aracati): Introdução à impressão 3D Objetivo da Ação: Introduzir os conceitos básicos de impressão 3D, configuração de equipamentos, repositórios de modelos e métodos de impressão. Ação 25 (campus Aracati): Introdução à Programação Objetivo da Ação: Introduzir os conceitos básicos de programação e aplicá-los na resolução de problemas. Ação 26 (Campus Aracati): Curso de Inteligência Artificial Objetivo da Ação: Introduzir os alunos ao mundo da inteligência artificial (IA), apresentando seus fundamentos e suas diversas áreas. Capacitar os alunos a resolver problemas utilizando IA e suas metodologias Ação 27 (Campus Aracati): Introdução à Robótica com Arduino Objetivo da Ação: Introduzir os alunos conceitos básicos de Programação, Eletrônica e Robótica de forma simples e lúdica.