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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Método e pensamento de Gramsci na análise da realidade brasileira - Formação de Professores/Pesquisadores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/09/2022
Previsão de Fim:
05/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Relatório
Seminário
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
John Mateus Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
John Mateus Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/09/2022 05/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Projeto de extensão que visa aprimorar as técnicas, métodos e abordagens de investigação científica tomando como referência conceitos e teorias do pensamento de Antônio Gramsci e arcabouço teórico-metodológico afim para análise da educação no Brasil voltado à professores(as) e estudantes das licenciaturas.
Justificativa
Considerando a ausência de projetos de formação e iniciativas pedagógicas que trabalhem o domínio dos professores(as) e dos licenciandos de instrumentos e conceitos teóricos de pesquisa para a análise reformas educacionais contemporâneas que repercutem diretamente no chão da sala de aula; bem como o não aprofundamento no currículo das licenciaturas das discussões que envolvem as abordagens de pesquisa em educação do ponto de vista histórico-crítico, propomos esse projeto para contribuição na formação de pesquisador dos(as) docentes e licenciandos(as) que atuam nas escolas da rede pública de Iguatu e região de modo que haja uma constante interação e diálogo entre estudantes, docentes e as escolas.
Público Alvo
Docentes e estudantes de licenciaturas
Objetivo Geral
Domínio das principais categorias e conceitos de Gramsci aplicados na pesquisa em educação
Objetivo Específico
Estudo da teoria da hegemonia; estudo do conceito de revolução passíva; Paralelos entre a Itália do século XX e o Brasil do Século XXI; Estudo das reformas educacionais no contexto Neoliberal;
Metodologia
Os encontros se darão no formato híbrido. A metodologia está constituída pelo estudo dirigido dos textos e sua apresentação, seguida de debate durante os encontros. Serão avaliados o nível de entendimento dos conceitos e a capacidade de relacioná-los com a pesquisa em educação. Ao final, será solicitado a apresentação e entrega de produção textual que articule os conceitos estudados e os objetos de pesquisa em educação dos participantes. Os encontros possuem duração de 3h e ocorrem em intervalos de 15 dias. Os participantes serão selecionados a partir de sua relação com as escolas da região e organização um plano de trabalho/atividades a serem desenvolvidos nas escolas após a conclusão do projeto.