Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Extensão de REvisão de Química para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/09/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Serra Oliveira Alexandre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Maria Pimenta Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 30/09/2022 30/12/2022
Francisco Serra Oliveira Alexandre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 30/09/2022 30/12/2022
Guilherme de Castro Rocha Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2022 30/12/2022
Kalel Garcia Lins de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2022 30/12/2022
Levi Gabriel Timbó Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este Projeto de Extensão foi elaborado tomando como premissa a necessidade de uma preparação dos alunos do Ensino Médio voltada para a disciplina de Química, componente da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, tanto dos alunos do IFCE como alunos da comunidade externa. A metodologia de ensino proposta toma por fundamento, na sua maior parte, a teoria expositiva, propiciando ao aluno conhecimentos teóricos da prova de Química do Exame Nacional do Ensino Médio para que assim adquiram as habilidades e competências para o ingresso no Ensino Superior, prioritariamente em uma Universidade ou Instituição do Ensino Superior da rede pública.
Justificativa
Suprir a deficiência de alunos do Ensino Médio quanto aos conteúdos fundamentais para a prova de Química do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM visando o ingresso nas Instituições do Ensino Superior da rede pública.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio preferencialmente de escolas públicas do Ceará inscritodo no ENEM 2022.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes para que desenvolvam as habilidades e competências relacionadas à prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, particularmente a prova de química do ENEM.
Objetivo Específico
Apresentar os principais conteúdos teóricos de Química para o ENEM; Resolver as provas de Química dos últimos 5 anos do ENEM; Expor as técnicas para interpretação dos comandos das questões e a resolução das mesmas; Apresentar os procedimentos necessários para participar do SISU, PROUNI e FIES;
Metodologia
O planjamento do Projeto de Extensão está ocorrendo com os participantes da equipe via WhatsApp e realização de um encontro no Google Meet. A Divulgação e mobilização ocorrerão através das redes sociais e do WhasApp dos coordenadores dos cursos integrados do campus do IFCE Fortaleza. As inscrições ocorrerão através de foormulário específico no Google Docs. Os 80 primeiros inscritos estarão habilitados para participarem do Projeto de Extensão. A metodologia de ensino adotada visa formar cidadãos críticos, reflexivos e autônomos. As experiências acadêmicas devem garantir a apropriação e aprofundamento dos conhecimentos específicos da disciplina de Química. Dentre os procedimentos metodológicos selecionados destacam-se os seguintes: • Trabalho com situações-problema que envolva os conteúdos de Química; • Interação através da sala de aula do Google Classroom; • Interação e tira-dúvidas através de grupo do WhatsApp; • Apresentação de vídeos institucionais. • Live com convidados especialistas sobre a assistência estudantil existente no IFCE e apresentação dos cursos integrados visando a sensibilização dos participantes para fazerem parte dos cursos do Ensino Suoerior no IFCE. • Live com convidados especialistas sobre com a participação de convidados externos sobre o SISU, PROUNI e FIES.