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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO GELATECA CULTURAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
21/09/2022
Previsão de Fim:
29/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Karlane Holanda Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Liria Cruz Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Anyelly Neves Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Beatriz Nayra de Sousa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Breno Henrique Monteiro Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Cristina Ferreira Gino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/09/2022 29/12/2023
Daiane Maria Gomes Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Danielly Silva Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Emanoel Oliveira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Erisvando de Castro Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Francisco Leonardo Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Geremias da Silva Rocha Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Isabelle Iasmim de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Jardson Souza de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Jose Waltermille Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Julia Janis Coelho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Karlane Holanda Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 26/09/2022 29/12/2023
Liggia Moreira Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Lorena Valentim Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Marcelo Alonso Fausto Gouvea IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Maria Raquel de Oliveira Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Munique da Silva Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Rodrigor Emanuel Souza Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 29/12/2023
Sara Maria de Oliveira Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Tais Alves da Cruz Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palavra que mistura geladeira com biblioteca inspira nosso projeto institucional para incentivar à leitura, democratizar o acesso às diferentes opções de gêneros literários, e valorizar à cultura. Tal iniciativa consiste em uma geladeira (reciclável) recheada de livros oportunizando que as pessoas da comunidade externa e interna do Campus de Paracuru possam retirar as publicações no local, levá-las para casa e depois fazer a devolução. Trocá-las ou realizarem doações, favorecendo para que outras pessoas também tenham acesso gratuito a esse benefício. Além disso, o projeto da Gelateca contará com ações mensais programadas valorizando a produção e a divulgação da arte e da cultura regional, envolvendo estudantes, professores, servidores e o público do entorno. A Gelateca fica no pátio do Campus, já conta com acervo doado pela comunidade, sendo um mecanismo de livre alcance, simples, prático e rico de conhecimentos.
Justificativa
O hábito de ler está cada vez mais precário e diminuto. A realidade atual evidencia o acesso as redes sociais, ao ciberespaço, ocasionado pouco interesse pela leitura dos livros físicos e, por conseguinte, gerando dificuldades marcantes na educação formal e informal: vocabulário precário, reduzido, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, carência de poder de síntese, de reflexão e de crítica a respeito da conjuntura social, entre outras. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. “De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.” O estudo mostrou ainda que “82% dos leitores gostariam de ter lido mais. Quase a metade (47%) diz que não o fez por falta de tempo.” Já entre os não leitores, “34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam. Esse percentual é 5% entre os leitores.” Percebemos que a falta de tempo aparece como a principal dificuldade, porém, a pesquisa aponta que o tempo para a leitura está sendo usado nas redes sociais. Instagram e WhatsApp ganharam espaço entre as atividades preferidas no tempo livre entre os leitores e não leitores. Em 2015, ao todo, 47% disseram usar a internet no tempo livre. Esse percentual aumentou para 66% em 2019. Já o uso do WhatsApp passou de 43% para 62%. Outro fator preponderante é a dificuldade financeira de comprar um livro, a questão econômica do país impossibilita que a população menos favorecida adquira acervos físicos e ou virtuais. Há ainda entraves para acesso aos livros, como a inexistência de bibliotecas nas comunidades. Para além das questões financeiras e estruturais falta também o estimulo e o incentivo de outras pessoas do convívio. Dito isso, compreendemos que se faz necessário que as instituições de ensino busquem oportunizar o acesso aos livros dos demais gêneros literários, bem como resgatem o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido, justifica-se a presente propositura de nossa instituição de ensino, o Projeto Gelateca, espaço cultural com acervos literários diversificados, destinado aos nossos estudantes, professores, técnicos, funcionários e a comunidade externa no sentido de fomentar momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Assim, viabilizando e estimulando a leitura, valorizando a arte e a cultura, vislumbramos democratizar o acesso aos livros, por conseguinte, contribuir no processo de formação, autonomia, emancipação e participação social da comunidade.
Público Alvo
Público alvo direto: Estudantes e professores das escolas públicas do município de Paracuru; Público alvo indireto: Familiares e amigos das pessoas da comunidade interna, bem como pessoas residentes no entorno do Campus.
Objetivo Geral
Fomentar a leitura, a arte e a cultura popular, integrando a comunidade interna e a comunidade externa a partir de ações lúdicas, reflexivas e solidárias no sentido de promover o hábito de ler.
Objetivo Específico
• Arrecadar material literário com a comunidade interna e externa visando redistribuir e qualificar o acervo cultural popular dentro do Campus; • Coletar e armazenar material cultural (fotos, desenho, poemas, citações, resenhas de filmes, cordel, material acadêmico entre outros) regional, construído pela comunidade, com o propósito de propagar a cultura local; • Democratizar o acesso do conteúdo arrecadado sem impedimentos de barreiras monetárias; • Incentivar a socialização da informação, da arte e da cultura dentro do Campus;
Metodologia
A proposta será realizada de forma continua, sendo a programação planejada e executada semestralmente pelos estudantes e as professoras cadastradas no sistema. A intenção é tornar a programação dinâmica, contextual e lúdica. A arrecadação dos acervos será permanente, bem como o empréstimo para a comunidade interna e externa do Campus. Pretende-se oferecer momentos especiais, como: sarau de poesia, oficina de leitura e produção textual, exposição fotográfica e de desenhos, entre outras atividades. Cada semestre terá uma equipe para acompanhamento e avaliação das ações do referido projeto. O processo de divulgação será via redes sociais oficias do IFCE Paracuru, bem como através de cartazes nas escolas localizadas na referida cidade. A mobilização do público externo acontecerá por intermédio do Instagram do Projeto Gelateca, nos grupos de WhatsApp dos professores que atuam em Paracuru. Pretende-se também fazer contato direto com a Secretaria de Educação de Paracuru convidando, formalmente, as escolas para os eventos culturais promovidos pela iniciativa da Gelateca. Quanto a participação da comunidade interna e externa nas atividades descritas no cronograma, faremos as inscrições por meio virtual a fim de darmos objetividade e celeridade as ações culturais. No decorrer das atividades passaremos o livro de registro do projeto para coleta das assinaturas, E-mail´s, e identificação da instituição a qual faz parte. Já a doação dos livros será voluntária, e o empréstimo terá controle pelo fichário do projeto. Cada participante poderá ficar com uma obra literária no período de até 30 dias, no máximo. Podendo fazer a renovação. O acompanhamento dos empréstimos será mensurado através do fichário da Gelateca . A avaliação do projeto será processual, fazendo uso do acompanhamento do fichário de empréstimos, do quantitativo de doações das obras literárias, das assinaturas no livro do projeto Gelateca, e dos relatos após cada atividade cultural.