Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Círculos de debates sobre Políticas de Educação em Direitos Humanos
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
21/09/2022
Previsão de Fim:
27/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Karlane Holanda Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Ferreira de Paulo Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó Integrante Sem vínculo Não 5 21/09/2022 27/09/2022
Davi dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Itatiana Alves Vasconcelos CEJA Maria da Conceição de Oliveira Integrante Sem vínculo Não 2 21/09/2022 27/09/2022
José Devyd Rocha Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Jose Gleidson da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Josivana Francalino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Karlane Holanda Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 20/09/2022 26/09/2022
Manuel Ryan Nascimento Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/09/2022 27/09/2022
Mariana Chaves Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Patricia Cavalcante Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 21/09/2022 27/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Padre João da Rocha Não
IFCE Caucaia Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência as políticas educacionais em direitos humanos. O presente evento apresenta-se como uma oportunidade de disseminação de conhecimentos teóricos e práticos das Políticas de Educação em Direitos Humanos. Através de palestras e debates pretende-se trabalhar temáticas "Educação das relações Relações Étnico-Raciais (as leis 10.639/03 e 11.645/08); Cotas raciais; Educação Especial; Educação Inclusiva e EJA", no sentido de fomentar reflexões que possam nortear atitudes conscientes e comprometidas com a efetivação dos direitos humanos abordados. O evento será organizado pelos estudantes do 2º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ocorrerá no próprio Campus, contará com palestras de estudiosos nos assuntos supracitados, e será aberto ao público interessado. A divulgação será realizada pelas redes oficiais do IFCE - Paracuru, bem como por e-mail convidando a comunidade educativa das escolas de ensino médio do município. Espera-se obter alcance quantitativo de participantes e qualitativo de reflexões e questionamentos na plenária.
Justificativa
No Brasil, a Carta Magna de 1988, constituição cidadã, como ficou denominada, reconheceu e positivou alguns dos anseios dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana. O artigo 3º elenca os objetivos fundamentais da República: “I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (BRASIL, 1998). Tal legislação ampara a Educação em Direitos Humanos no sentido de promover o enfrentamento de pré-conceitos e violações de direitos, constituindo-se fundamental instrumento para a construção de uma nova mentalidade, especialmente voltada para as gerações em processo de formação. Deve-se considerar, preliminarmente, que todas as ações do Estado, compreendidas como instrumentos de alcance do bem-estar público, são, por óbvio, a qualquer tempo, ações de garantia de direitos humanos, em vista da dignidade de cada pessoa e dos coletivos nos quais está inserida. É preciso considerar também que os avanços já conquistados são fruto de luta de setores organizados da sociedade. Na conjuntura em que vivemos, a democracia está em risco e é preciso assumir que a existência de uma sociedade democrática depende, sobretudo, da preparação dos indivíduos para sua vivência. É urgente educar para a cidadania, para a democracia e para o respeito aos direitos humanos. É um imperativo para a construção de uma sociedade livre, igualitária, justa e fraterna, onde as diferenças sejam consideradas e valorizadas. Nessa perspectiva, justifica-se a presente propositura do círculo de debates sobre as políticas de educação em direitos humanos pelo fato de que há um desconhecimento e um descaso da legislação educacional que ampara negros, indígenas, pessoas com algum tipo de deficiência, jovens e adultos fora da faixa etária regular de ensino. Por conseguinte, tal desinformação gera uma alienação social que corrobora para atos corriqueiros de violação de tais direitos. Portanto, faz-se necessário uma mobilização acadêmica, especialmente nos cursos de licenciaturas, que traga para ordem do dia temáticas caras para apropriação de conhecimentos e emancipação cidadã. A educação é direito de todos, sem dúvida, é portal de ascensão e justiça social, daí a relevância do referido evento.
Público Alvo
Público alvo indireto: Estudantes e professores da rede pública de Paracuru, especialmente das escolas de ensino médio. Prioritariamente alunos do 3º ano; Expectativa de 40 sujeitos.
Objetivo Geral
Oportunizar espaço para reflexões a respeito de políticas de educação em direitos humanos a fim de disseminar conhecimentos (saberes e fazeres) promotores de inclusão social.
Objetivo Específico
Promover palestras e debates sobre: políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (as leis 10.639/03 e 11.645/08), Cotas raciais, Educação Especial e Educação inclusiva, experiências inclusivas da Educação de Jovens e Adultos; Fomentar discussões acerca das situações de violação das políticas de educação em direitos humanos; Mobilizar estudantes para um ato coletivo em defesa de uma educação plural, inclusiva e justa.
Metodologia
Círculos de palestras e debates a respeito das políticas de Educação em Direitos Humanos; Serão promovidas quatro palestras para abordagem dos seguintes temas: políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (as leis 10.639/03 e 11.645/08), Cotas raciais, Educação Especial e Educação inclusiva, experiências inclusivas da Educação de Jovens e Adultos; As palestras ocorreram no auditório do Campus e serão aberta ao público; Contaremos com profissionais (professores e estudiosos nos assuntos) para proferir a fala e fomentar o debate.