Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aplicação do Geogebra no Ensino de Funções Quadráticas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
22/08/2022
Previsão de Fim:
26/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Questionário
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Ciclo de Debates
Apresentação
Nome do Responsável:
Junio Moreira de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
João Rodrigues Vitorino Filho Privada Integrante Sem vínculo Não 8 22/08/2022 26/08/2022
Junio Moreira de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 22/08/2022 26/08/2022
Junior Cezar Bezerra de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 20/08/2022 26/08/2022
Veronica Pereira Lima SEDUC Integrante Sem vínculo Não 8 22/08/2022 26/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Uso do programa Geogebra no ensino de funções quadráticas
Justificativa
O ensino de matemática é desafiador. Não são raras as vezes em que professores e alunos relatam a dificuldade de ensinar e aprender matemática. Nesse contexto, o uso de ferramentas tecnológicas pode ajudar na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O professor de matemática muitas vezes não tem tempo para aperfeiçoar sua prática docente em sala de aula. O uso do Geogebra para o ensino de funções quadráticas pode ajudar aos professores e alunos de uma forma prática, em explorar melhor o aprendizado não apenas desse conteúdo matemático, mas também outros, tornando assim o ambiente de sala de aula motivador e dinâmico.
Público Alvo
Alunos do EEMTI Tiradentes indicados pelos professores de matemática da mesma instituição
Objetivo Geral
Compreender a potencialidade do Geogebra para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e funções quadráticas
Objetivo Específico
Observar o comportamento dos alunos ao usarem o geogebra para aprender funções quadráticas Identificar as vantagens que os professores apontaram no uso do Geogebra no ensino de funções quadráticas Analisar os pontos a melhorar apontado pelos professores após a aplicação do minicurso
Metodologia
Será realizado uma entrevista com os professores de matemática do EEMTI Tiradentes para entender quais são as principais dificuldades que eles encontram no tocante ao ensino de funções quadráticas. Nessa entrevista também buscará identificar os alunos que possuem maiores dificuldades no entendimento desse conteúdo. Os alunos com maiores dificuldades serão indicados pelos pelo professores para a realização do minicurso que visa explorar o geogebra para facilitar o aprendizado dos alunos no conteúdo função quadrática. No final será levantado o ponto de vista dos alunos quanto a experiência de aprendizado no minicurso, o parecer dos professores. Após isso será compartilhados as experiências com os alunos e professores do IFCE para reflexão de estratégias de melhorias de ensino nesse tópico. Com isso espera-se chegar em boas discussões e melhorias na qualidade de ensino e estimular mais ações nesse sentido.