Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MINICURSO ON-LINE BÁSICO DE LIBRAS: O ouvinte e a surdez – sobre ensinar e aprender libras.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
04/04/2022
Previsão de Fim:
10/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
39
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Prova
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Minicurso
Seminário
Exposição
Apresentação
Nome do Responsável:
Fatima Maria de Holanda Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/04/2022 10/04/2022
Michelle Arrais Guedes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/04/2022 10/04/2022
Rochiane dos Anjos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 04/04/2022 10/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Curso básico de LIBRAS: O ouvinte e a surdez – sobre ensinar e aprender libras. [...] Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada a partir do entendimento de que ela é que precisa ser capaz de atender às necessidades de seus membros. (SASSAKI, 1999, pg. 41).). O trecho transcrito acima aponta para uma transformação na sociedade que deve começar por cada um de nós. Pode ser observado nas palavras do autor, que a inclusão social deve ser entendida como um processo que vai construindo uma nova sociedade, sociedade da qual fazemos parte. O curso O ouvinte e a surdez – sobre ensinar e aprender libras, justifica-se como uma contribuição do IFCE, campus Sobral, a comunidade interna e externa oferecendo subsídios para uma relação e uma comunicação mais efetiva entre ouvintes e surdos no convívio social, assim como, no convívio educacional, plantando pequenas sementes e propondo pequenas transformações.
Justificativa
A educação de surdos é um tema emergente e tem suscitado muitas discussões no sentido de repensar e qualificar o processo educativo do sujeito surdo e sua inclusão no ensino regular. Observa-se, que os estudantes que têm deficiência estão chegando ao ensino médio e também a universidade. Os institutos federais tem recebido cada vez mais estes estudantes. No campus de Sobral, atualmente temos uma professora e 06 alunos que apresentam surdez e ou baixa audição. Tal demanda nos mobiliza a investir em capacitar tantos nossos servidores, como também, os estudantes e comunidade em geral. A LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como a língua de sinais, é uma forma de comunicação e expressão oriunda de comunidades de pessoas surdas do Brasil a partir de um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria. É reconhecida como língua oficial brasileira pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a qual determina que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como meio de comunicação objetiva. O curso que se pretende realizar justifica-se por entendermos que faz parte das ações do NAPNE colaborar com a divulgação da Libras, fomentando a acessibilidade na nossa instituição e na comunidade em geral.
Público Alvo
Estudantes do nível superior (licenciaturas) e profissionais da educação do município de Sobral.
Objetivo Geral
Adquirir habilidades de comunicação em Libras para futura prática profissional no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem do sujeito surdo.
Objetivo Específico
1. Entender a história da Libras e seus artefatos culturais; 2. Caracterizar a cultura dos sujeitos surdos; 3. Compreender os fundamentos da Libras; 4. Adquirir habilidades de comunicação em Libras para a prática social e profissional com indivíduos surdos; 5. Desenvolver o diálogo em Libras através da prática.
Metodologia
1º MOMENTO: Os cursistas internos (servidores e estudantes) serão selecionados através de divulgação no site e inscrição on-line. No caso dos cursistas externos far-se-á divulgação através de e-mails e inscrição também on-line. DESENVOLVIMENTO: As atividades serão desenvolvidas por meio da Abordagem Comunicativa de Línguas (ACL), que faz uso de técnicas diversas focando a comunicação entre aluno/aluno e aluno/professor. Entre as técnicas será usada as que envolvem atividades de conversação, contextos situacionais e experiências comunicativas. A gramática em si será deixada ao segundo plano, sendo apresentada de forma básica inseridas nas práticas comunicativas. Quanto ao conteúdo teórico, este será ministrado por meio de práticas dialógicas em que a participação do aluno permite a construção do conhecimento em parceria com colegas e professores. As aulas acontecerão através do Google Meet: Realizaremos leituras e comentários de textos e vídeos, seminários e exercícios para fixação do conteúdo. A carga horária terá 40 horas, sendo divididas em 10 horas nas aulas teóricas para compartilhar conhecimentos da vida dos surdos e dos alunos e 30 horas de aulas práticas comunicativas envolvendo aluno/aluno e aluno/professor. O estudante que cursar 80% do curso terá direito a certificado. CONCLUSÃO: Pretende-se produzir um relato de experiência vivenciada por professores e estudantes que será publicizado na página do IFCE e Instagram do NAPNE, bem como, apresentado em eventos de educação.