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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso - Descolonizando a Filosofia: pensamento africano através dos ideogramas adinkra
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
16/09/2021
Previsão de Fim:
16/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Elielvir Marinho do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônia Iorrane Kétili Sousa Guimaraes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2021 16/09/2021
Elielvir Marinho do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 16/09/2021 16/09/2021
Sergiano de Lima Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/09/2021 16/09/2021
Sthefany Lara de Sousa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2021 16/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso "Descolonizando a Filosofia: pensamento africano através dos ideogramas adinkra" pretende ser um espaço de discussão acerca da relevência do pensamento filosófico de origem africana. Inspirado nas Diretrizes Educação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a ação visa proporcionar reflexões aceca da necessidade de uma prática educacional de cunho antirracista e decolonial no âmbito da educação tecnológica, especialmente no que diz respeito ao ensino de filosofia. O minicurso ocorrerá integralmente de forma remota.
Justificativa
A ação justifica-se pela necessidade da promoção de ações educacionais que desconstruam o equívoco perpetuado pelo racismo epistêmico, o qual invisibiliza a contribuição filosófica e científica dos povos africanos
Público Alvo
Discentes de Ensino Médio de Escolas Públicas e Particulares da Região. Interessados em geral.
Objetivo Geral
Promover Educação das Relações Étnico-Raciais através do estudo dos conceitos filosóficos e valores civilizatórios presentes nos ideogramas (símbolos gráficos) de origem africana.
Objetivo Específico
1. Discutir a influência da colonização e do eurocentrismo no âmbito da produção do conhecimento filosófico; 2. Apresentar, de forma inicial, os principais ideogramas adinkra e seus significados; 3. Refletir sobre a necessidade de "descolonizar" a filosofia e reconhecer a importância da África e da diáspora africana para esta área do conhecimento.
Metodologia
O minicurso será desenvolvido via Plataforma Google Meet a partir de uma exposição dialogada com a utilização de slides. Num primeiro momento dar-se-á uma abordagem conceitual acerca da colonização e descolonização e sua dimensão política e epistêmica, bem como a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08 e seus desdobramentos no campo da filosofia. Em seguida, serão apresentados os ideogramas adinkra a partir do contexto geográfico e histórico do povo akan. Para concluir, será aberto o debate com perguntas e comentários do público presente com o auxílio das estudantes que compõem a equipe de execução como mediadoras.