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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Pobreza menstrual em debate: ações educativas da Rede de Articulação Feminista do IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
25/08/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline da Silva Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 25/08/2021 31/12/2021
Arliene Stephanie Menezes Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Augusta Maria Carneiro Souza Casa de Saberes Cego Aderaldo Integrante Sem vínculo Não 2 25/08/2021 31/12/2021
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/08/2021 31/12/2021
Claudia Luisa Monteiro da Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Fabricia Keilla Oliveira Leite IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Lilia Mara da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Lorena Kelly Alves Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Maria da Conceicao da Silva Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão constitui-se em ação(ões) de caráter educativo sobre questões inerentes à temática da POBREZA MENSTRUAL, com foco em ambientes escolares, em especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. A menstruação ainda é vista como tabu, até mesmo em países considerados desenvolvidos, portanto, deve fazer parte dos debates e reflexões sobre gênero, feminismo e sexualidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, desde 2014, que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e direitos humanos. Estudos recentes estimam que, no país, a pobreza menstrual é um dos fatores responsáveis pela evasão escolar. Aproximadamente uma em cada dez meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas e, uma em cada quatro meninas, têm a vida escolar afetada por enfrentarem obstáculos quanto à falta de acesso a itens básicos de higiene como absorventes, água e sabão. No decorrer do ano escolar, as alunas chegam a perder por volta de 45 dias letivos, conforme apontam os estudos. Embora não seja o objeto deste projeto, considera-se pertinente apresentar de quem será a responsabilidade de sua execução; desta forma, informa-se que o mesmo será desenvolvido por meio da auto-organização coletiva, que está em fase inicial de construção, denominada Rede de Articulação Feminista do IFCE. Este projeto sobre Pobreza Menstrual pretende ser a primeira de possíveis outras ações que podem ser realizadas pela citada Rede. A proposta da Rede de Articulação Feminista do IFCE parte do reconhecimento do potencial que pode surgir se os grupos que já desenvolvem iniciativas concretas sobre as temáticas de gênero, feminismo e sexualidade no âmbito do IFCE, atuarem de modo articulado, em rede de colaboração, conferindo abragência social significativa, considerando dimensão territorial que as ações podem alcançar entre os campi envolvidos e as comunidades do entorno de cada um), contribuindo diretamente para os princípios (visão, missão e valores) do IFCE Até o momento, os grupos que estão se articulando para o presente projeto são: Grupo de Estudos Gênero e Diversidade na Escola (GDE) campus Crato, Projeto Combate as Desigualdades de Gênero e Estudos Feministas, campus Juazeiro do Norte, Projeto NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade), campus Paracuru, Grupo de Estudos Marielle Franco, campus Crateús, Coletivo Feminista As Sertanistas, campus Quixadá e Grupo de Estudos Costurando Vozes do campus Cedro. Portanto, já se configura como uma rede, embora ressalte-se que se tem pretensão de expansão, agregando servidoras, discentes, mães/responsáveis de estudantes, terceirizadas e/ou membro externo.
Justificativa
Considerando que empoderamento feminino representa um esforço coletivo para atravessar e romper com os paradigmas culturalmente construídos pelos traços da herança patriarcal e que as instituições de ensino podem (ou não) reproduzirem a segregação e a desigualdade de gênero e suas variadas manifestações de opressão, este projeto reconhece que o espaço escolar representa uma importante agência formativa para a sociedade, devendo este, reagir à vida, preparando os sujeitos para além do desenvolvimento de atividades laborais. Com efeito, este trabalho materializa-se como uma rede de articulação a fim de traçar estratégias de intervenção no cotidiano acadêmico e social com o propósito de requerer direitos equitativos para todas as pessoas. Segundo a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos” que culminou na produção do relatório “A Pobreza Menstrual Vivenciada Pelas Meninas Brasileiras” , produzido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a pobreza menstrual é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por pessoas que menstruam devido à convergência de importantes fatores: à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento adequado. Para a antropóloga Mirian Goldenberg (2021), a pobreza menstrual representa mais que a carência de materiais básicos de higiene, ela se define pelo conjunto de privações vivenciadas pelas pessoas que menstruam, tais como; falta de informação, recursos para comprar absorventes e, principalmente, omissão de apoio. Segundo a pesquisadora, cerca de 50% das estudantes nunca falaram sobre o assunto na escola. A relevância deste trabalho se funda no compromisso e responsabilidade social quanto a desconstrução de mitos e tabus vivenciados pelas pessoas que menstruam a fim de garantir o direito à dignidade menstrual.
Público Alvo
- Comunidade externa em geral ( seguidores das redes sociais institucionais, com ênfase no perfil de público que inclui familiares/responsáveis do(a)s estudantes, meninas e mulheres da comunidade do entorno dos campi do IFCE, principalmente dos campi onde há representantes da Rede de Articulação Feminista do IFCE). pois a citada Rede, no momento, é constituída por seis organizações de mulheres já existentes na Instituição (ver justificativa). Tais grupos são formados por membros internos e externos do IFCE considerando o lócus dos campi. O presente projeto almeja reunir as participantes dos grupos/coletivos mencionados e também alcançar outras mulheres, meninas e demais pessoas que, de modo geral, se interessem pela temática da pobreza menstrual, já que a divulgação das ações do projeto serão realizadas por meio das páginas oficiais do IFCE e também dos grupos que compõem a Rede de Articulação Feminista para atingirmos um público maior, tanto no entorno dos campi representantes da ação extensionista (Quixadá, Paracuru, Crato, Crateús, Juazeiro e Cedro) quanto dos demais, uma vez que as atividades se darão no formato remoto. Enfatiza-se que a participação nos grupos que compõem a referida rede está permanentemente aberta, de modo que a comunidade interna e externa está convidada a participar.
Objetivo Geral
Reivindicar os direitos menstruais como resposta à pobreza menstrual que afeta negativamente parte considerável das pessoas que menstruam e vivem em situação de vulnerabilidade econômica/social;
Objetivo Específico
- Efetivar a Rede de Articulação Feminista do IFCE a partir de ações-reflexões-ações inerentes à temática da Pobreza Menstrual como primeira ação da referida Rede; - Sensibilizar a comunidade ifceana (servidores, terceirizados, estudantes e seus responsáveis) à discussão e à mobilização em torno de um direito humano básico, a menstruação. Pata tanto, Será enviado convite para a lista “todos”, considerando servidores e discentes, junto com um formulário de inscrição. Assim, a/o participante poderá decidir qual atividade pretende participar acompanhar, a qual coletivo pretende se unir e qual papel está disposto a desempenhar; - Promover ações educativas com o intuito de quebrar o tabu sobre menstruação e demais aspectos que envolvem o tema, enquanto estratégia feminista de ruptura de paradigmas patriarcais que oprimem meninas e mulheres, causando medo, vergonha, insegurança e rejeição; - Estudar os diversos aspectos (sociais, políticos, culturais, econômicos) que envolvem a pobreza menstrual, entendendo os fatores que levam pessoas expostas à vulnerabilidade socioeconômica à falta de acesso a itens básicos de higiene, como absorventes, mas também a dinheiro e a informações, a partir da compreensão desse tema como questão de saúde pública e direito humano; - Identificar expressões de pobreza menstrual em ambiente(s) escolar(es), em especial no IFCE, realizando ações de combate e assistência de forma contínua e institucionalizada
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de atividades realizadas de forma remota pela Rede de Articulação Feminista do IFCE representada pelas organizações que desenvolvem ações concretas no âmbito institucional sobre gênero, feminismo e sexualidade. O trabalho será dedicado à temática pobreza menstrual e envolverá: palestras, oficinas, rodas de conversa, divulgação, vídeos e cards informativos nas páginas oficiais das redes sociais do IFCE e dos grupos envolvidos: (Grupo de estudos Gênero e Diversidade na Escola, Projeto Combate as Desigualdades de Gênero e Estudos Feministas, Projeto NEPGS, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, Grupo de Estudos Marielle Franco, Projeto Coletivo Feminista As Sertanistas e Grupo de Estudos Costurando Vozes) e, posteriormente, serão realizadas lives para promover a discussão e o debate a respeito da dignidade menstrual, temática preambular deste projeto, além disso, demais ações que promovam reflexões sobre a temática e combatam a pobreza menstrual no ambiente escolar do IFCE. Tais ações serão divulgadas nas redes sociais dos respectivos grupos a saber: @feminifce, @assertanistas, @projetonepgs e @gdecampuscrato. Já os cards informativos serão divulgados nas redes sociais oficiais do IFCE, visto que serão confeccionados em conjunto com a Comunicação Social da reitoria. Detalhamento: Agosto/Setembro: Cards informativos, Lives, vídeos informativos e planejamento das ações para os meses de outubro, novembro e dezembro.