Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Verso Encena (para ouvir e sentir)
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
29/10/2020
Previsão de Fim:
29/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Áudio
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Dina Santana de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Dina Santana de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 29/10/2020 29/01/2021
Francisco Jerferson Martins da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2020 29/01/2021
Larissa Barbosa Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 29/10/2020 29/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
CAMPUS LITERÁRIO Programa
Apresentação
O grupo Verso Encena foi criado com o objetivo de fomentar a cultura e práticas artísticas em nossa comunidade acadêmica e na cidade onde o campus está inserido, o projeto busca incentivar o gosto pelo estudo, leitura e audição de poesia e textos poéticos dialogando com outras linguagens artísticas como o teatro e a música. Nesta versão a proposta é divulgar textos poéticos, por meio da rede social Instagram, acessíveis ao público com deficiência visual. Os textos serão gravados de forma interpretativa tornando-o atrativo para todos os públicos e completamente acessível para os cegos. Sentindo a necessidade de propagar a poesia, o projeto beneficiará a comunidade acadêmica do IFCE, as pessoas com deficiência visual, bem como o público em geral, com recitais de textos poéticos O grupo tem por finalidade dizer a boa poesia de todos os lugares e tempos considerando o poema, como disse José Mindlin, “uma espécie de partitura musical, que só se torna verdadeiramente viva quando lida ou dita em voz alta, assim como a música também só se torna viva quando a partitura é executada”
Justificativa
Além de trabalharmos o protagonismo dos nossos discentes, incentivamos o gosto pela leitura e arte, tanto destes como do público que será atendido. Considerando o atual contexto em que vigora o isolamento social, acessar arte de forma simples e direta pode ser alentador.
Público Alvo
Público em geral, especificamente as pessoas com deficiência visual.
Objetivo Geral
Levar a boa Poesia e textos poéticos a todos os públicos, por meio de recitais e performances poética gravados, sem imagem, para alcançar o público cego.
Objetivo Específico
Levar os cegos a acessar e conhecer da obra dos nossos maiores poetas e daqueles que despontam sob o signo da qualidade; Fomentar o gosto pela audição de poemas, tendo em vista formar leitores e amantes de Poesia; Desenvolver o prazer das pessoas cegas, pela busca da audição e leitura de Literatura a partir de audições com qualidade estética elevada, multiplicando o número dos cultores da Poesia; Homenagear poetas representativos da lírica brasileira e de outros povos; Tornar a Poesia compreensível e atraente aos ouvidos e das pessoas com deficiência visual.
Metodologia
O bolsista será selecionado por meio de edital amplamente divulgado com seguindo os critérios do edital de seleção simplificado nº 03/2020. Inicialmente será criada uma conta na rede social Instagram para divulgação das produções, com encontros por meio do Google Meet será trabalhado com o grupo, trabalhadas técnicas teatrais de expressão, técnicas vocais e exercícios de dicção. Bem como noções de audiodescrição, sobre a temática PCD, especificamente os cegos. Em seguida serão selecionados textos poéticos a partir de repertório dos grandes nomes da literatura universal, nacional e local. Em seguida o texto será amplamente discutido e analisado para que o Grupo consiga internalizar as propostas do texto, as entrelinhas e intenções do autor, considerando que haverá a visão do grupo, enquanto leitor de poesia. Após a discussão dos textos, este serão internalizados e ensaiados para enfim serem gravados. A postagem seguirá sempre o mesmo modelo: o poema será postado sem cor ou imagem, apenas letras pretas com fundo branco, juntamente com o áudio. A divulgação será na página oficial criado pelo projeto que será pública para que a divulgação seja possível. Outros locais de divulgação serão nas páginas do Instagram da PROEXT, do campus Canindé, do Napne (campus Canindé), do/da discente bolsista e da docente responsável por esta ação. Ao final de cada postagem haverá uma auto avaliação, no sentido de melhorar as próximas apresentações, considerando o feedback do público.