Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUEBRANDO BARREIRAS: DESMISTIFICANDO E DISCUTINDO ACESSIBILIDADE E INCLUSAO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
30/10/2020
Previsão de Fim:
31/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hivi de Castro Sperandio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedito Gomes Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 22/10/2020 31/01/2021
Elielson Benigno de Mesquita Ramalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/10/2020 31/01/2021
Hivi de Castro Sperandio IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 22/10/2020 31/01/2021
Joao Vitor Magalhaes Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/10/2020 31/01/2021
Naiane Maranguape da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/10/2020 31/01/2021
Suelem Maquine Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/10/2020 31/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa abordar temáticas referente a inclusão e acessibilidade na sociedade a fim de desmistificar a condição das pessoas com deficiência e fortalecer o ingresso/acessibilidade delas nos diversos setores da sociedade.
Justificativa
Este projeto de extensão justifica-se pela necessidade de ampla difusão e divulgação da temática da inclusão dentro e fora do IFCE Tianguá, dismistificando as pessoas com deficiência e enfatizando a necessidade de promoção da acessibilidade.
Público Alvo
Poderão ser beneficiados com as ações do trabalho que será desenvolvido, pessoas com e sem deficiência tanto pertencentes ao âmbito do IFCE quanto demais pessoas da cidade de Tianguá e região. Além disso, é importante ressaltar que, estando publicizado em sites, mídias sociais e com a possibilidade de encontros remotos através aplicativos e dispositivos que favorecem a webconferência, poderão ter acesso todas as pessoas que dominam a Língua Portuguesa e a Libras, e que tenham interesse na temática da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Discutir sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade
Objetivo Específico
1- Conhecer e refletir sobre discriminações contra as pessoas com deficiência; 2- Estreitar vinculo com entidades e instituições educacionais do município de Tianguá; 3- Possibilitar conscientização social, através da fala de pessoas com deficiência sobre suas condições de acesso e preconceitos sofridos. 4- Difundir o trabalho do NAPNE Tianguá 5- Colaborar com a formação dos estudantes envolvidos na ação; 6- Colaborar com o fortalecimento da extensão social na perspectiva da acessibilidade através do NAPNE 7- Contribuir com a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência dentro e fora do IFCE
Metodologia
Para o cumprimento dos objetivos elencados acima, serão utilizadas plataformas on-line como o site oficial e mídias sociais do Campus Tianguá e o Google Meet. Podendo também, eventualmente, ser utilizada outra plataforma de webconferência, conforme preferência da instutuição, entidade ou pessoa com deficiência que contribuirá com o trabalho desenvolvido através das ações de extensão. Para respeitar a acessibilidade, contataremos intérpretes de Libras do IFCE e colocaremos legendas nos vídeos editados. Título e descrição dos trabalhos que serão desenvolvidos 1- Etapa 1: seleção do bolsista 2- Etapa 2: Encontros Virtuais com a equipe executora do projeto 3- Etapa 4: Entrevista e depoimentos: Morcegos em Ação – Associação de cegos de UbajaraI. Live sobre o trabalho realizado na instituição; entrevistas e depoimentos das pessoas com deficiência que frequentam este ambiente. Aproximação com o IFCE – parcerias. Live gravada, posteriormente legendada e com janela de intérprete para disponibilidade no site oficial da instituição. 4- Etapa 4: Entrevista e depoimentos: Instituto Naná – Trabalho realizado pela Prefeitura de Tianguá, relacionado ao atendimento a pessoas com autismo e síndrome de Down. Live sobre o trabalho realizado, depoimentos e aproximação da instituição com o IFCE. Live gravada, posteriormente legendada e com janela de intérprete para disponibilidade no site oficial da instituição. 5- Etapa 3: Entrevista e depoimentos: Pessoa(s) com deficiência física. Entrevista e depoimento(s) de pessoas com deficiência física/neuromotora. Dificuldades e valorização do autoconceito e autoimagem. Live gravada, posteriormente legendada e com janela de intérprete para disponibilidade no site oficial da instituição. 6- Etapa 3: Entrevista e depoimento: Pessoa(s) com surdez. Entrevista e depoimento(s) de pessoas com surdez. Com apresença de intérprete ao vivo. Dificuldades e valorização do autoconceito e autoimagem. Live gravada, posteriormente legendada e com janela de intérprete para disponibilidade no site oficial da instituição. 7- Etapa 7: Publicações nas redes sociais e página oficial do campus do IFCE de materiais das atividades desenvolvidas pelo NAPNE Tianguá. Com legendas acessíveis.