Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cartografia das (rel)ações étnico-raciais: ações extensionistas para construção e divulgação de conhecimentos étnicos-raciais na Região do Curu.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
14/11/2020
Previsão de Fim:
12/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
7
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonia Sandra de Lima Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Aquino Benigno IFCE Integrante Docente IFCE Não 12 14/11/2020 12/02/2021
Antonia Maria do Nascimento Soares IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 14/11/2020 12/02/2021
Antonia Sandra de Lima Soares IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 09/10/2020 08/01/2021
Antonio Felipe de Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/11/2020 12/02/2021
Francisco Alan Moreira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 14/11/2020 12/02/2021
Jeovana Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/11/2020 12/02/2021
Lorena de Menezes Brandao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 14/11/2020 12/02/2021
Marcilio Costa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/11/2020 12/02/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Cultura dos Municípios Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.200,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
apresentar ações extensionistas, que serão desenvolvidas pelos membros no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI Umirim (docentes, técnicos-administrativos e discentes, um deles na condição de bolsista), durante o período de 3 meses de 2020 (outubro, novembro e dezembro), para a coleta de dados e informações, através de pesquisa exploratória, que possibilite a identificação das comunidades indígenas e quilombolas do território do Vale do Curu, no Ceará, bem como seus modos de vida, suas relações com o meio ambiente e com a agricultura.
Justificativa
Esse projeto de extensão propõe ações específicas de identificação/mapeamento das comunidades indígenas e quilombolas no território do Curu; mobilização de lideranças destas comunidades e dos movimentos sociais que atuam na luta pelos direitos das populações indígenas e negra na região. O trabalho de coleta de dados, de georreferenciamento e de articulação política, visa possibilitar o conhecimento sobre os territórios e os sujeitos que nele vivem, potencializando ações de divulgação/difusão das culturas dos povos originários e da população afro-brasileira. Para isso, pretende-se realizar duas lives temáticas, uma sobre agricultura e questões ambientais e outra sobre a história do Vale do Curu, com base nos resultados da pesquisa. A ação extensionista em pauta se justifica ainda pela realização de um processo de sensibilização da sociedade sobre os contextos da questão social que envolve a população negra no Brasil divulgando os conhecimentos e modos de vidas das comunidades quilombolas na região do Curu. A visibilidade dessas comunidades, de suas culturas, de seus símbolos e dos saberes afro-brasileiros, caracteriza-se como uma etapa ao enfrentamento do racismo, o qual se manifesta nas subjetividades dos indivíduos, como também de forma estrutural, alcançando todos os segmentos da sociedade.
Público Alvo
as escolas municipais de Umirim e de cidades adjacentes, como também de escolas indígenas e quilombolas que estejam dentro do território do Vale do Curu, viabilizando o compartilhamento de informações e de conhecimentos científicos, sociais, geoeconômicos e culturais.
Objetivo Geral
identificação nos territórios dos municípios da Região do litoral oeste – Vale do Curu, das comunidades indígenas e quilombolas, mapeando as organizações sociais e lideranças atuantes; as relações destas com o meio ambiente e com a agricultura; os saberes e as culturas vivenciadas e repassadas ancestralmente.
Objetivo Específico
• Desenvolver ações sobre relações étnico-raciais numa ação integrada e articulada entre ensino, pesquisa e extensão; • Articular as ações deste projeto com as ações do acordo de cooperação entre o IFCE e a Cáritas, através do levantamento sobre as comunidades, lideranças e atividades ligadas à agricultura e ao meio ambiente; • Colaborar com a produção de estudos e de conhecimento sobre as diversas culturas das comunidades indígenas e quilombolas que povoaram e povoam a região do Vale do Curu; • Promover estudos de reflexão para o conhecimento, aprofundamento e a valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena;
Metodologia
Espera-se disseminar os conhecimentos e as informações coletadas no percurso da pesquisa, promovendo maior aproximação da escola com a comunidade através do desenvolvimento de lives, produção de materiais informativos e grupos de estudos. Produto(s) gerado(s) com a execução do projeto: • Relatórios; • Lives • Grupos de Estudo • Cards Informativos • Produção de material audiovisual Como produto final deste projeto, pretende-se, através do levantamento e sistematização das informações acerca das relações étnico-raciais na região do Vale do Curu, elaborar o mapeamento das comunidades indígenas e quilombolas; dos movimentos sociais e lideranças comunitárias; das organizações sociais; atividades/projetos/ações desenvolvidas que estejam ligadas à agricultura, ao meio ambiente, o que denominaremos como “Cartografia das (rel)ações étnico-raciais no Vale do Curu”. As avaliações serão realizadas com todos os sujeitos envolvidos, em cada uma das atividades realizadas. A ferramenta utilizada será um formulário/questionário avaliativo, via google forms, ao final de cada atividade/etapa do projeto. Ao final de todas as atividades previstas será realizada uma avaliação, com convite para representações de cada um dos segmentos participantes: estudantes, lideranças comunitárias, organizações sociais, público em geral, participarem de uma roda de conversa virtual, que avaliará todo o processo de execução do projeto e o alcance dos resultados pretendidos. Esta avaliação constará no relatório final do projeto.