Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escrita Argumentativa
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
20/05/2020
Previsão de Fim:
20/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Reunião
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cassia Alves da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adrielly Bezerra de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Aquiles Vicente Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Carlos Henrique Ferreira de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Cassia Alves da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Edneuma Rodrigues de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/05/2020
Francisco Fabrício da Silva Loiola IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Luana Maria de Carvalho Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Luiz Eduardo Soares de Fontes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Manoel Eduardo Izidório Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Maria Mirna Gonçalves Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Matheus Chagas Vital IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Paulo Deladier Cazuza Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Sara Bezerra Mota Mariano IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Vitor Cirilo Araújo Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2020 20/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto será desenvolvido com alunos do segundo e do terceiro ano do curso de Agropecuária do IFCE Campus Tauá. O trabalho consiste em ensaiar a escrita de textos dissertativos e argumentativos, tendo como a redação estilo ENEM. Os alunos envolvidos assistirão a seminários nos quais serão trabalhadas a estrutura dos tipos textuais dissertativo e argumentativo, a construção de uma boa estrutura sintática, as normas gramaticais mais necessárias à escrita de um bom texto, a coesão e a organização textual.
Justificativa
A ideia deste projeto nasce da necessidade de se trabalhar a leitura e a escrita tendo em vista um maior êxito dos alunos dos alunos do segundo e terceiro ano de Agropecuária do IFCE Campus Tauá. Durante as aulas de Língua Portuguesa e de Redação, verificou-se em vários alunos o desconhecimento parcial ou total da estrutura básica da escrita e do desenvolvimento de um texto. Alguns desses estudantes reconheceram essa dificuldade e solicitaram que fosse feito um trabalho mais focado na escrita de um bom texto. O projeto visa sanar, ao menos em parte, as dificuldades apontadas pelos discentes e observadas pela professora que propõe a atividade em questão. Além disso, os participantes poderão obter melhores resultados na prova de Redação do Enem.
Público Alvo
Alunos de Ensino Médio
Objetivo Geral
Desenvolver a habilidade de escrever bem o texto dissertativo e argumentativo.
Objetivo Específico
1) Apreender a estrutura do texto dissertativo e argumentativo; 2) desenvolver um boa construção sintática; 3) internalizar as normas gramaticais mais necessárias à escrita de um bom texto; 4) exercitar o uso de elementos coesivos; 5) saber selecionar e organizar as ideias da composição escrita.
Metodologia
Mês 1 - a) Realização dos Seminários de Escrita Argumentativa (google meet) - haverá certificado; b) exercícios de leitura e escrita (postados no google sala de aula); c) correção de textos; d) atendimento individual para comentar os problemas de escrita a serem solucionados (chamada de vídeo pelo whatsapp). Mês 2 - a) Exercício de escrita; b) orientação de escrita (chamada de vídeo pelo whatsapp e feedbacks enviados pelo e-mail). Mês 3 - a) Exercício de escrita; b) orientação de escrita (chamada de vídeo pelo whatsapp e feedbacks enviados pelo e-mail); 3) Avaliação do projeto pelos alunos e pela professora. Será mostrado um relatório com os indicadores de melhora no desenvolvimento da escrita do texto dissertativo argumentativo.