Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo de Extensão do Ensino da Música
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
31/05/2021
Previsão de Fim:
30/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Reunião
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elder Pereira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adelane Maria de Araujo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2020 30/12/2020
Antonio Wilker Castro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 14/05/2020 30/12/2020
Carlos Augusto Crisostomo de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2030
Elder Pereira Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/05/2020 30/12/2030
Liu Man Ying UFC Integrante Sem vínculo Não 2 14/05/2020 30/12/2020
Raimundo Edson Santos Tavora Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2020
Raimundo Nonato Cordeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Roda de Conversa sobre a atuação profissional do músico Evento
Apresentação da Big Band Jazz A7 do IFCE no Corredor Cultural do Benfica Evento
Apresentação
Após uma extensa pesquisa institucional feita no ano de 2015, buscando compreender o processo de consolidação do campo de educação musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi constatado que o primeiro projeto cultural de extensão do IFCE se deu no ano de 1956, intitulado Coro Masculino da Escola Industrial de Fortaleza, tendo como primeiro extensionista da casa, o Maestro Orlando Vieira Leite, o primeiro educador musical do atual IFCE (GOMES, 2014). Desde então, o IFCE vem desenvolvendo diversas ações no campo musical através de projetos de extensão, contando atualmente com o Coral do IFCE, a Banda de Música, o grupo Miraíra, O grupo de flautas doces e transversas, a camerata de violões, a Banda Musif e, mais recentemente, o Canto Popular, que se inseriu como modalidade nova, e cuja demanda de público interno e externo foi bastante expressiva. Assim, verificamos que a música tem sido sempre bastante presente nas ações extensionistas do Instituto. Através do presente projeto, propomos a criação do Núcleo de Extensão voltado para o ensino da música, pois apesar da formação desses diversos grupos, a modalidade de ensino foi deixada um pouco de lado ao longo do tempo. O Núcleo funciona de forma presencial desde 2017, mas por causa da pandemia do COVID-19 as aulas passaram a ser ofertadas de forma remota a partir de julho de 2020. O núcleo oferta aulas de diversos instrumentos musicais, além de teoria e percepção musical e terá como objetivo principal democratizar o acesso ao ensino da música através da iniciação musical por meio da prática instrumental. O Núcleo tem oferta semestral de vagas.
Justificativa
Acreditamos que o Núcleo de Extensão de Música do IFCE tem trazido diversas contribuições para o Instituto e para a comunidade em geral. Como um braço da Instituição, a extensão em música tem sido bastante relevante para a população de Fortaleza, principalmente se levarmos em consideração o fato de não existir nenhuma escola pública de música em nível básico na cidade. O Núcleo procura preencher essa lacuna existente em Fortaleza, propiciando um ensino de música gratuito e de qualidade para a população, podendo assim contribuir para a democratização do ensino da música em nossa cidade. Dessa forma, o Instituto tem desenvolvendo mais uma ação pioneira em Fortaleza, com a oferta do ensino de música de nível básico por meio da criação do Núcleo de Música, além de já ofertar o ensino de música em nível médio, nível técnico e num futuro próximo em nível superior. Já para a área de Música do próprio Instituto, esta ação de implantação do Núcleo de Extensão em Música representa um ciclo de formação sequencial e em rede, uma vez que os alunos egressos desses cursos de extensão podem logo em seguida estar cursando o Curso Técnico em Instrumento Musical e futuramente uma Licenciatura, bem como os alunos do Técnico e da Licenciatura poderão estar estagiando no Núcleo. Esse movimento alcançará, inevitavelmente, esferas externas ao Instituto, cumprindo a função de atividade de extensão a que se propõe realizar.
Público Alvo
Aberto a comunidade externa a partir dos 14 anos
Objetivo Geral
Implantar o Núcleo de Extensão do Ensino de Música no IFCE, ofertando uma educação musical pública e totalmente gratuita a nível básico através de práticas instrumentais e aulas teóricas.
Objetivo Específico
- Estruturar e implementar cursos de formação instrumental básica em música; - Democratizar o ensino da música, através de aulas gratuitas e de qualidade, beneficiando a comunidade interna e externa do IFCE;
 - Oportunizar uma vivência de Estágio aos alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical e futuramente da Licenciatura em Música do IFCE;
 - Colaborar com as ações extensivas do IFCE-Campus Fortaleza, procurando fortalecer o braço extensionista do Instituto.
Metodologia
Com intuito de viabilizar o presente projeto do Núcleo de Extensão em Música, apresentaremos a descrição metodológica de execução. O projeto propõe a criação inicial do Núcleo de Extensão em Música do IFCE em caráter piloto, voltado para a comunidade interna e externa do IFCE, a partir de 14 anos, idade aproximada do ano de conclusão do Ensino Fundamental Básico de nosso país. O Núcleo será implementado através da oferta do ensino de música em nível básico, com a iniciação de leitura e escrita musical e por meio da iniciação instrumental nas seguintes habilitações: Violão, Teclado, Flauta doce, Acordeão e Canto Popular (Práticas coletivas). Será ofertado um curso de 200h/a de duração, divido em dois Módulos de 100h/a em cada. Das 200h/a, 160h/a serão ministradas presencialmente e acrescidas de 40h de atividades complementares, tais como ensaios e recitais. O Aluno será certificado após concluir os dois Módulos do curso. Ressalta-se mais uma vez que durante a pandemia do COVID-19 as aulas serão ofertadas de forma remota.