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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Canções para inspirar aulas de português
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
06/04/2020
Previsão de Fim:
06/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emias Oliveira da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/04/2020 06/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Neste minicurso, são apresentados quatro textos cantados (Vatapá, de Dorival Caymmi; Um Índio, de Caetano Veloso; João e Maria, de Chico Buarque; e Dia Branco, de Geraldo Azevedo), numa tentativa de conciliar fruição e análise linguística.
Justificativa
O texto escrito ocupa uma lugar quase soberano no ensino de língua materna promovido pela educação formal brasileira. De modo mais específico, são os textos escritos com função referencial e/ou argumentativa os preponderantes na aula de português, com espaço, aqui e ali, para um texto com função estética, um poema escrito (e não mais que um fragmento), que lemos, na maioria da vez, para dizer à qual escola literária ele pertence. Na aula de português, lemos para conhecer as caraterísticas de um gênero; lemos para relacionar texto e contexto; lemos para observar estruturas coesivas; raramente, porém, lemos para fruir. É nesta conjuntura que propomos um minicurso que explore as possibilidades de trabalho com o texto cantado na aula de português.
Público Alvo
Professores da educação básica; estudantes do ensino médio.
Objetivo Geral
Realizar análises linguísticas de poemas cantados, estimulando futuros ou já atuantes professores de português a diversificarem a metodologia de ensino de língua materna.
Objetivo Específico
Caracterizar a noção de aula de português nos PCN; Identificar a tipologia textual injuntiva na canção Vatapá, de Dorival Caymmi; Compreender a função do aspecto imperfectivo na canção João e Maria, de Chico Buarque; Diferenciar sentenças condicionais factuais e condicionais eventuais, analisando a canção Dia Branco, de Geraldo Azevedo; Perceber a função rítmica do uso de proparoxítonas na canção Um Índio, de Caetano Veloso.
Metodologia
Exposição e debate realizados através do aplicativo Hangouts Meet. Realização de inscrição através do aplicativo Classroom.