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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Experimentando Química
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
11/03/2020
Previsão de Fim:
10/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jucás
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Pesquisa de Satisfação
Questionário
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maslandia Nogueira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allann Karlos Alves da Mata IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/03/2020 10/03/2022
Maslandia Nogueira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/03/2020 10/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Experimentando Química é uma iniciativa de extensão do IFCE, campus Iguatu, que busca aproximar os conhecimentos científicos da Química ao contexto social dos alunos. Trata-se de abordagens práticas, com aulas experimentais para alunos de ensino médio externos à instituição, de modo que, esse público alvo desenvolva uma série de avanços, tais como: assimilação dos conteúdos, contextualização dos conhecimentos químicos, maior proximidade com o professor e com os colegas de classe, despertar a curiosidade e interesse pela ciência, e consequentemente, um melhor desempenho escolar. Todos os experimentos desenvolvidos nesse projeto serão de fácil aplicação, sem a necessidade de um laboratório e nem de reagentes, vidrarias e equipamentos sofisticados, visto que serão utilizados materiais alternativos, acessíveis e de baixo custo.
Justificativa
Já é compreendido a importância pedagógica da experimentação como ferramenta para melhoria do ensino de Química e Ciências no geral. Aulas práticas revelam uma série de vantagens e avanços no aprendizado de alunos, tais como: contextualização dos conteúdos, desenvolvimento de raciocínio, estímulo ao pensamento crítico, resolução de problemas, além de desenvolver a curiosidade pela Ciência e pela pesquisa. “A experimentação desperta forte interesse entre os alunos proporcionando um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos. As atividades experimentais possibilitam que o aluno construa seu conhecimento” (GIORDAN, 2003). Muitos professores acreditam que o ensino experimental exige um laboratório montado com materiais e equipamentos sofisticados, sendo isto, a mais importante restrição para o desenvolvimento das atividades experimentais. No entanto, é possível realizar experimentos na sala de aula, ou mesmo fora dela, utilizando materiais de baixo custo e com isso, contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos (ROSITO, 2003, p.206). É com base nestes aspectos que julgamos relevante a iniciativa proposta nesse projeto de extensão.
Público Alvo
Alunos do ensino médio da escola pública estadual EEM Luíza Távora, situada na cidade de Jucás – CE.
Objetivo Geral
Promover avanços nos âmbitos de compreensão e assimilação dos conhecimentos químicos a partir de atividades experimentais contextualizadas utilizando materiais alternativos.
Objetivo Específico
Facilitar o processo de ensino-aprendizagem melhorando a compreensão e consequente, assimilação dos conteúdos; Contextualizar conteúdos abstratos com o cotidiano do aluno; Estimular a capacidade de raciocínio e questionamentos para a resolução de problemas; Quebrar paradigmas e estereótipos limitados sobre a ciência; Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos por pesquisa. Possibilitar que o aluno tenha acesso às atividades experimentais mesmo estando em situação precária, onde não tenha a disponibilidade de laboratórios, reagentes, vidrarias e equipamentos.
Metodologia
Aulas baseadas em atividades experimentais utilizando materiais alternativos com abordagem e discussão de conteúdos químicos pertinentes. Encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos realizados em sala de aula com os alunos do ensino médio da escola pública estadual EEM Luíza Távora, situada na cidade de Jucás – CE.