Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Intensificação do Desenvolvimento e aprendizagem institucional de ecossistema empreendedor no Sertão do Cariri
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
05/03/2020
Previsão de Fim:
05/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Relatório
Reunião
Seminário
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/03/2020 05/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEBRAE-Cariri Não
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte Não
Kariri Valley Não
UFCA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Capacitação em ferramentas modelagem para geração de negócios Projeto
Mês da Mulher - Sobre lutos e lutas Evento
Apresentação
O Projeto é uma parte da Cooperação Técnica entre IFPE-IFCE autorizado pela Portaria nº985/2019 publicada no DOU seção 2 página Nº143, de 26 de julho de 2019. O desenvolvimento de Ecossistemas Empreendedores tem sido base para implantação de várias ações governamentais, empresariais e educacionais. Em Pernambuco, o Porto Digital tem seguido o modelo de articular empresas privadas, universidades e governo. No Ceará, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem sido a Instituição responsável por fazer essa articulação. Contudo, as ações desses ecossistemas cada vez mais abrangentes ainda necessitam de aparatos de institucionalidade em territórios mais afastados dos grandes centros metropolitanos no Brasil. No Estado de Pernambuco, o Porto tem partido para o agreste e o sertão com as suas ações. No Ceará, as ações da EMBRAPII servem de inspiração para promover a integração em unidades do interior do estado através de experiências de incubação e de ações de agentes como o SEBRAE. Neste ambiente, os Institutos Federais tem papel fundamental nessa institucionalidade a fim de dar suporte aos sistemas empreendedores, seja no sentido de atuarem na capacitação e formação de profissionais, seja na possibilidade de oferta de sua infraestrutura como aporte para desenvolvimento de novos negócios. Para atender às estratégias de indissociabilidade entre Ensino, Extensão e Pesquisa como valores estratégicos, essas instituições são chave para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema empreendedor. No Ceará, o desafio é interiorizar as ações usando os campi do Instituto Federal como Polos de fomento do empreendedorismo. Em Pernambuco, a possibilidade é cada vez mais se integrar e institucionalizar ações empreendedoras com os arranjos produtivos do Estado. Assim, esse projeto tem por objetivo intensificar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor do Cariri a partir das potencialidades de prestação de serviços do IFCE – campus Juazeiro do Norte e, junto ao IFPE, aprender práticas de gestão que facilitem a institucionalização do empreendedorismo.
Justificativa
Desde a autorização da primeira etapa da Cooperação Técnica (autorizada em julho de 2018 e registrada como programa no Sigproext anterior) alguns pontos relevantes podem ser pontuados para o IFPE como marcos na promoção do Empreendedorismo como política institucional, dentre eles, a aprovação no CONSUP das normativas de Incubadoras e Empresa Júnior. Regulamentos que a responsável por este projeto de Cooperação Técnica pode contribuir na sua formulação. Além dos documentos, ainda estão em curso, junto à PROEXT, ações de formação na cultura empreendedora através da Diretoria de Extensão. No Ceará, o IFCE, durante o período, promoveu ações como encontros de Professores de Administração do IFCE e eventos como o Business Week. Na região do Cariri, foram intensificadas as participações dos discentes e docentes em eventos voltados para a cultura empreendedora como Desafio de Ideias, Maratonas, Conferências e ações de capacitação. Mas, ainda sem resultados voltados para a institucionalidade das políticas de estímulo ao empreendedorismo (indicadas no PDI 2019-2020), como a criação de empresas júnior ligadas aos cursos na região do cariri, ou mesmo no aumento de registro de patentes e prestação de serviços com contrapartidas institucionais. Assim, faz-se necessário que o projeto atue nas duas frentes colaborando com a institucionalidade do empreendedorismo nos diferentes Institutos envolvidos. Para que esse aparato possa ser desenvolvido, é preciso mobilização não só da comunidade acadêmica, mas da promoção local do chamado ecossistema empreendedor que envolve agentes de capacitação, apoio, financiamento e produção de negócios voltados para solução de problemas reais do setor produtivo.
Público Alvo
Empresas da Região do CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Empreendedores locais, alunos egressos.
Objetivo Geral
O projeto em questão tem por objetivo intensificar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor do Cariri a partir das potencialidades de prestação de serviços do IFCE – campus Juazeiro do Norte e, aprender junto ao IFPE, práticas de gestão que facilitem a institucionalização do empreendedorismo.
Objetivo Específico
Mapear os agentes do ecossistema do Cariri a partir da cidade de Juazeiro do Norte como SEBRAE, agencias de financiamento, incubação e grupos específicos de estímulo ao empreendedorismo (ENACTUS, Movimento de Empresa Júniores); Promover eventos e estimular a participação nos eventos de parceiros para integração do ecossistema empreendedor com desafios de programação e desenvolvimento de tecnologias (tipo hackathon), jornadas de empreendedorismo (tipo startups weekend), encontros e seminários. Promover integração dos ecossistemas de empreendedores nos espaços do IFPE e do IFCE visando a criação de projetos multi-institutos em parceria institucional.
Metodologia
As atividades de extensão serão feitas através de pesquisa participante (DEMO, 2004). A proposta é de dar continuidade às entrevistas à comunidade acadêmica, buscando conectar os projetos com potencial gerador de soluções de demandas do mercado da região caririense. A participação nas reuniões resultará em constantes relatos de atividades compartilhado com docentes do campus. Também, as articulações buscarão gerar possíveis parcerias e termos de cooperação envolvendo produtos próprios da extensão como eventos, mini-cursos, oficinas, palestras e prestação de serviços. O programa ainda prevê apoio na difusão de editais e apoio às atividades da Diretoria de Extensão do campus Juazeiro do Norte. Os controles serão feitos através de relatórios semestrais de atividades repassados às chefias imediatas, registro de atas e frequencia.