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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRATEÚS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/04/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Mala direta
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Paula Cristina Soares Beserra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria de Lourdes Vicente da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/08/2020 10/12/2020
Paula Cristina Soares Beserra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Clínica de psicologia de Crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Candau (1997, p. 64) afirma que a formação continuada não pode ser concebida como um meio de acumulação (...), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas. Assim, Pensar a formação continuada coletiva, no contexto escolar, é pensar na possibilidade de trocas de experiências que podem e devem ser levadas em consideração e na possibilidade de discutir as situações na busca por estratégias de mudança. O presente projeto visa estabelecer um diálogo contínuo com as escolas de educação básica do município de Crateús, visando subsidiar o trabalho escolar junto a estudantes que possuem algum tipo de transtorno específico de aprendizagem por meio de atividades teórico-práticas orientadas, buscando como resultados a produção de novos conhecimentos e por consequência mudanças qualitativas na prática educativa de gestores e professores das instituições de ensino assistidas.
Justificativa
Pela necessidade constante de fundamentação teórica e de estratégias diferenciadas para trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais visto que estes vêm se apresentando como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos e motivo também de evasão nas escolas públicas. Capacitação para professores e demais funcionários para a compreensão de como esses alunos aprendem, suas competências e limitações, para que se possa oferecer o suporte necessário para que cada aluno consiga acessar o currículo escolar comum a partir do desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Tratar sobre o tema nas escolas é essencial para que se reverta o pensamento excludente que quase se perpetuou na educação. Pode-se perceber essa exclusão ao se observar as formas de ensinar e aprender, quando se determina critérios de avaliação que não são parciais e circunstanciais, quando o tempo do aluno não é levado em consideração e o mesmo não consegue acompanhar o estudo padronizado. Sendo assim, os professores precisam estar preparados para serem capazes de analisar os domínios de conhecimento do aluno, bem como reconhecer as diferentes necessidades de acordo com os processos de aprendizagem, elaborar atividades, criar ou adaptar materiais, estabelecer formas diversificadas de avaliar, para que as avaliações sirvam como diagnóstico para retroalimentar seu planejamento a aprimorar o atendimento aos alunos.
Público Alvo
Gestores e professores de escolas municipais de Crateús.
Objetivo Geral
Estabelecer um diálogo contínuo com as escolas de educação básica do município de Crateús, visando subsidiar o trabalho escolar junto a estudantes que possuem algum tipo de transtorno específico de aprendizagem.
Objetivo Específico
• Realizar curso de capacitação com o intuito de aprofundar a equipe escolar sobre conhecimentos em relação aos transtornos funcionais específicos de aprendizagem. • Realizar fundamentação teórica sobre transtornos funcionais específicos de aprendizagem, por meio de artigos periódicos que serão enviados para a escola. • Realizar mesas redondas sobre transtornos funcionais específicos de aprendizagem nos intuito de sistematizar os saberes da equipe escolar, tendo como subsídio os artigos enviados para as instituições de ensino assistidas pelo projeto.
Metodologia
1. Contato com a secretaria de educação do município para seleção das escolas que serão assistidas pelo projeto (02 por ano). 2. Definição das escolas assistidas. 3. Visita as escolas selecionadas. 4. Cursos de capacitação nas escolas selecionadas. 5. Formação continuada por meio de artigos enviados as escolas assistidas. 5.1. Temas dos artigos da formação continuada: • CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E SUAS CONCEPÇÕES. • TERMOS DESIGNATIVOS: Dificuldade de aprendizagem; Problema de aprendizagem; Distúrbios de aprendizagem; Transtornos de aprendizagem. • ENTENDENDO O QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM • O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO: Conceituando a plasticidade cerebral, A plasticidade no desenvolvimento, A plasticidade na aprendizagem, A plasticidade nos transtornos de aprendizagem. • TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 6. Roda de conversa para sistematização de saberes e avaliação final.